cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Criminalização do Vape no Brasil

Resolvido
Highlighted
Aronguejo

Criminalização do Vape no Brasil

Olá, primeiramente não tenho certeza se posso públicar sobre isso aqui, mas acredito ser o único lugar onde eu possa desabafar sobre, se não puder me avisem que apago. Quero falar com vocês sobre um assunto que vem gerando grande polêmica nos últimos dias, o cigarro eletronico.

Vou explicar um pouco sobre o que realmente está acontecendo para causar a morte das pessoas, o cigarro eletrônico não mata, o que mata é o que você usa dentro dele, quem morreu nos EUA, foi por comprar produtos falsificados, com THC(quem quer sair do cigarro usa produtos com nicotina, não com THC), extraido da maconha indevidamente usando vitamina E, que quando inalada forma um óleo no pulmão, mas é claro que isso a mídia não fala, por que isso não seria nada lucrativo não é mesmo?

Meu pai fuma des dos seus 16 anos de idade, hoje ele está com com 42 e eu consgui convencer ele a trocar o cigarro de papel pelo cigarro eletrônico, já faz uns 2 meses que ele está usando até agora ele gastou 200 reais com o aparelho/juyces sendo que ele gastava 700,00 por mês em cigarro de papel além da economia, ele também dorme melhor, não tem mais faltas de ar, sende o cheiro e o sabor das coisas, a vida dele mudou drasticamente em 2 meses, imagine o resultado que isso tem a longo prazo, porém nos ultimos dias surgiu um PL (PL 5393/2019)que quer criminalizar a venda/importação do produto, ou seja, pra nós que vamos comprar no Paraguai, seremos presos como se fosse droga.

Vejo que as pessoas tem grande preconceito contra o vape, então guys vamos pesquisar mais sobre o assunto, qualquer mínima pesquisada que derem ai vão ver que o cigarro eletronico não é esse mal que eles passam, ele salva vidas, e indiquem para amigos que desejam parar de fumar, pois podem ir diminuindo gradativamente o nível de nícotina, obrigado por lerem, e desculpem se o texto ficou confuso, não sou um escritor muito bom, abraço guys.

"Eu? Louco? Humn... É bem capaz..." - Thresh
1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Arauto

Re: Criminalização do Vape no Brasil

Pra mim, respeitosamente e educadamente, o Brasil é um P00t3ir0, um hospício.

Na minha humiRde opinião, veja bem, abrindo pra uma questão mais ampla, os ditos "cidadãos de bem" que sentem necessidade de controle e julgamento e crítica e exclusão e segregação sobre as outras pessoas. Eles meio que pensam assim:

- Se você já fumou maconha você é "vagab00ndo(a)", "bandido(a)";
- Se você não largou cigarro é porque você é "fraco(a)";
- Se você é gordo(a) é porque não sabe fecha a boca;
- Se você é LGBTQI+ é porque quer "privilégios" e faltou apanhar quando era menor;
- Se você é negro(a) e concorre a cotas é porque você é vitimista;
- Se você é mulher que cria filho sozinho é porque é uma "saf4da";
- Se você é mulher com vários irmãos, você foi a "fraquejada";
- Se você se descobriu transgênero, é porque você tem demônio no corpo;
- Se você é da Umbanda/Candomblé você é "macumbeiro", "maligno";
- Se você é descendente de índio, é proibido usar celular e vestir camiseta;
- Se você é um cara hétero e gosta de se vestir bem e toma banho, é vyado enrustido;
- Se você é um cara hétero e não "come" todas, você é um fracasso;
- Se você é pobre é porque não quis subir na vida, de acordo com a Meritocracia;
- Se você tem depressão, é porque é 'frescura'.
- ...

Entendeu o que eu quis dizer né?
É tudo tratado com extremismo e falta de sensibilidade. (Afinal, são assuntos complexos).

O problema desses narcóticos (cigarro etc), maconha, etc é o jeito que o assunto é tratado.
Ao invés de estudarem mais os impactos da substância na vida das pessoas, a monetização atual da coisa e a quem envolve, o que a substância pode fazer de bom (no caso do seu pai) ou como a comercialização dela afetaria e diminuiria o tráfico de substância/drogas/produtos ilegais e etc; eles preferem criminalizar qualquer coisa dessa natureza, batendo de frente, chutando a porta, apontando dedos e etc.

Só ver o exemplo do Rio: Claramente a guerra às drogas foi e têm sido um fracasso total, além de ser um genocídio.
Quanto tempo desperdiçado, dinheiro jogado fora, quantas vidas inocentes tiradas... É uma situação que precisa ser resolvida sim. Bandido é bandido, leis foram adotadas e tudo mais, mas eu acredito que o problema maior não tá só no lado do "acusado".

Ex: Uma arma AK47 de procedência militar, não vai parar do nada na favela...
Quem trouxe? Um engravatado.
Como entrou no país? Ninguém sabe.
Os caras que vendem são os mesmo que falam pra invadir a favela e sair metralhando todo mundo...
E ninguém vê isso... =(

Por isso tem gente de cara hoje em dia, por não poder usar maconha, outros pelo cigarro eletrônico e etc.

Olha é um problema com tantas vertentes e que é uma corda pra tantos outros que até me perdi no que to digitando aqui... eu fico indignado, sinceramente cara T_T

Vou parar por aqui, melhor, hehe.

41 RESPOSTAS
Aronguejo

Se Puderem ajudar votando contra esse Pl eu agradeço.
Link do PL: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2224167
Link pra Votação: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2224167

Dragão

Só lendo o seu texto fica claro do por que criminalizar isso, preço.
De 1400 pra 200 reais, empresas perderam 1200 reais com isso.
Aronguejo

Fora, o prejuízo da industria farmacêutica, já que o vapor não causa tantos malefícios, por que alguém tem que financiar, uma reportagem no Fantastico não é de graça. Brasil é um país atrasado, no Reino Unidos os hospitais vendem vapes, e aqui querem proibir, da pra ver que quem realmente manda no Brasil são as grandes empresas.
Arauto

Ola tudo bem? Bom este e um assunto muito delicado, bom qual assunto não e não e mesmo kkkkk

Bom eu vo dar aqui o meu ponto de vista, ele não e a verdade absoluta não quero estar certo, so quero ter uma conversa e tentar entender melhor sobre este assunto, e por que não com algum que ja sabe um pouco mais que eu no caso @1000Volts, e qualquer outra pessoa que quiser expor sua opnião de forma que não seja ofenciva.

Bom pelo meu conhecimento e claro pelo o pouco que li sobre o assunto, realmente o grande problema não esta em si no aparelho eletrónico "cigarro eletronico" e sim nas essenciais que as pessoas usam, pelo menos pelas informações que eu li. Não nego aqui tbm que para quem ja fuma uma solução de diminuição gradual do consumo de cigarro acontece com que já fumava cigarros normais e passa a utilizar este novo, isso e bom !!

Porem como tudo que nasce no mundo que poderia ter uma causa boa, existem pessoas que não tão nem ai e querem ganhar dinheiro. Vou dar um exemplo aqui, pois a historia do cigarro eletronico parece um pouco com a dos cigarros com sabor, quando eu estudava isso era muito comum ver Aborrecentes Idiotas começando a se aventurar no cigarro com Sabor e hj em dia são fumantes de Derby e T. A mesma coisa que o eletronico, eles são atraídos por sabor Hortelã e depois quando isso não os satisfaz mas ele começam no normal ( a maioria e assim, mas claro que tem os que realmente não continuam fumando) Mas uma regra muito interessante na construção de uma Lei e que não podemos nos Basear em Exceções. Então o governo decide proibir pois um dos motivos e tirar os adolescentes dinâmicos de se depararem com o cigarrinho legal e não virarem futuros fumantes. e o outro e a comercialização de essenciais piratas e proibidas como Marconha.

Isso são fatos não quer dizer que eu concorde com a proibição para todos, acredito que se um cigarro eletronico pode amenizar e ajudar na recuperação de uma pessoas a parar de fumar ou pelo menos diminuir, seria um tratamento melhor que de um coquitel de remédios lícitos, que a pessoa tem que tomar e as vezes fazendo ate mal pois são muito incisivos.

Mas de toda forma, vou deixar o recado: Não fumem galera, isso não faz vc ser maneiro !!! e vai te prejudicar a longo prazo.

Melhoras para seu Pai, que ele continue combatendo a esse vicio e que vc continue o ajudado, Parabéns Irmão!!!
Aronguejo

Seu ponto de vista é muito bem vindo, bom, primeiramente para te responder vou ter que explicar uma diferença que é entre o vape, que é aquele que a maioria conhece onde os jovens ficam fazendo bolinha, ele usa juyces de 0, 3, 6, 9 mg de nicotina, denominada freebase, eu tenho um vape e uso com 0 nicotina, não sou viciado, uso nos finais de semana enquanto jogo, e tem o pod, que é um aparelho, da pra se dizer mais fraco, sai pouquíssimo vapor, próprio para largar o cigarro, que é o que meu pai vem usando, que usa de 10, 20, 35, 40 pra mais mg de nicotinas(pode ser bem mais forte que o cigarro, porém a nicotina em si não mata, só causa dependencia), que é denominada nicsalt, que se usada no vape pode causar uma overdose de nicotina.

Tendo explicado isso, sou obrigado a discordar do seu ponto de vista de começar no cigarro eletrônico e ir pro cigarro de papel, já que há juyces com muito mais nicotina que poderá saciar muito mais que o cigarro, e também quem começa no vapor acaba pegando nojo do cigarro, o que foi o caso do meu pai.

E no caso de menores de idade, a culpa é do governo, pois o vape não é regularizado, mas também não é criminalizado, então não tem uma fiscalização em cima disso, logo qualquer criança de 12 anos pode ir na internet e encomendar um do mesmo jeito que se tivesse 18, já se fosse regularizado e regulamentado, não aconteceria isso.

Acredito que o sabor em si não atrai mais pessoas do que o próprio cigarro de papel, já que temos tantos fumantes, que começaram quando nem existia o vape.

Obrigado pela sua resposta, é importante debater esse tipo de assunto, abraços amigo.
Aronguejo

Como disse, também sou usuário do vape, porém não sou viciado, se for proibido eu paro e não vou precisar fumar cigarros normais, mas quem saiu do cigarro e é viciado? Vai ter que morrer de câncer, por não ter a liberdade de usar o que quiser? É muito injusto.
Arauto

Pra mim, respeitosamente e educadamente, o Brasil é um P00t3ir0, um hospício.

Na minha humiRde opinião, veja bem, abrindo pra uma questão mais ampla, os ditos "cidadãos de bem" que sentem necessidade de controle e julgamento e crítica e exclusão e segregação sobre as outras pessoas. Eles meio que pensam assim:

- Se você já fumou maconha você é "vagab00ndo(a)", "bandido(a)";
- Se você não largou cigarro é porque você é "fraco(a)";
- Se você é gordo(a) é porque não sabe fecha a boca;
- Se você é LGBTQI+ é porque quer "privilégios" e faltou apanhar quando era menor;
- Se você é negro(a) e concorre a cotas é porque você é vitimista;
- Se você é mulher que cria filho sozinho é porque é uma "saf4da";
- Se você é mulher com vários irmãos, você foi a "fraquejada";
- Se você se descobriu transgênero, é porque você tem demônio no corpo;
- Se você é da Umbanda/Candomblé você é "macumbeiro", "maligno";
- Se você é descendente de índio, é proibido usar celular e vestir camiseta;
- Se você é um cara hétero e gosta de se vestir bem e toma banho, é vyado enrustido;
- Se você é um cara hétero e não "come" todas, você é um fracasso;
- Se você é pobre é porque não quis subir na vida, de acordo com a Meritocracia;
- Se você tem depressão, é porque é 'frescura'.
- ...

Entendeu o que eu quis dizer né?
É tudo tratado com extremismo e falta de sensibilidade. (Afinal, são assuntos complexos).

O problema desses narcóticos (cigarro etc), maconha, etc é o jeito que o assunto é tratado.
Ao invés de estudarem mais os impactos da substância na vida das pessoas, a monetização atual da coisa e a quem envolve, o que a substância pode fazer de bom (no caso do seu pai) ou como a comercialização dela afetaria e diminuiria o tráfico de substância/drogas/produtos ilegais e etc; eles preferem criminalizar qualquer coisa dessa natureza, batendo de frente, chutando a porta, apontando dedos e etc.

Só ver o exemplo do Rio: Claramente a guerra às drogas foi e têm sido um fracasso total, além de ser um genocídio.
Quanto tempo desperdiçado, dinheiro jogado fora, quantas vidas inocentes tiradas... É uma situação que precisa ser resolvida sim. Bandido é bandido, leis foram adotadas e tudo mais, mas eu acredito que o problema maior não tá só no lado do "acusado".

Ex: Uma arma AK47 de procedência militar, não vai parar do nada na favela...
Quem trouxe? Um engravatado.
Como entrou no país? Ninguém sabe.
Os caras que vendem são os mesmo que falam pra invadir a favela e sair metralhando todo mundo...
E ninguém vê isso... =(

Por isso tem gente de cara hoje em dia, por não poder usar maconha, outros pelo cigarro eletrônico e etc.

Olha é um problema com tantas vertentes e que é uma corda pra tantos outros que até me perdi no que to digitando aqui... eu fico indignado, sinceramente cara T_T

Vou parar por aqui, melhor, hehe.

Aronguejo

Falou tudo, o problema é a nossa sociedade brasileira em geral, se nós mesmos não mudarmos, nunca haverá uma mudança no país.

ainda bem que já comprei meu volcano rs 

Porque não usa um pedaço de carne maciço na boca invés de cigarros / vapes / drogas e etc. ?
https://discord.gg/fhKGR4b ---> Discord do Clube 4UM, um lar para os degenerados, mono yasuos, viuvas do boards e 4heads do forum. Aberto a todos e presidido por @LokaoPresidente

https://www.youtube.com/channel/UCJjdOlKuzeZBdWHNoR5hnPA -> Canal do YT do Clã 4UM, Podcasts Nível Challenger!

Estou muito interessado em começar com o vape só não sei onde encontrar, ontem fumei um gift quase morri.
O grande problema é o grande lucro da indústria do cigarro de papel aqui na nossa terrinha, Estou achando muito provável que vá ser proibido aqui, mas o contrabando sempre vai existir meu amigo.

Não apoio a proibição, mas acho que o governo deveria fazer um investimento maior, para as pessoas largarem o cigarro, pq né, é uma coisa que faz tão mal... Cada um sabe o que faz na vida, mas é triste vc ver uma pessoa próxima se deteriorando por conta disso.
Dragão

Queria ir um pouco além do Vape, mas acho que dai iria tomar ban 🧐

https://twitter.com/JinxDancing
https://www.facebook.com/jinxdancing
Arauto

Uma questão simples de ser entendida. Sabe o real motivo de tentar tornar o uso de VAPE crime no Brasil ? Fácil, após aquela reportagem no Fantástico tenho certeza absoluta que muitos políticos/autoridades tentaram extorquir as empresas que vendem aqui no Brasil, como nenhuma das empresas é brasileira, e não está acostumada a essa prática, os maiores bandidos do país (políticos) não aceitaram isso e agora vão "penalizar" tais empresas até que haja uma lei que regulamente tudo isso, de forma mais resumida e clara do que isso não tem como. É praticamente o mesmo caso da CANNABI$ aqui, um dia pode ser crime e você se enquadrado como traficante só por portar uma certa quantidade e possuir valor fracionado em dinheiro, no outro dia isso pode deixar de ser crime e tudo se tornar normal com o apoio massivo da mídia e grandes empresas investindo. Mais um dia comum no Brasil, terra onde ser assaltado diariamente é rotineiro, e pra piorar tratam indivíduos que só estão ali para trabalhar pela sociedade são transformados em verdadeiros reis, cheio de regalias e com o pior pagamento que se pode dar a alguém mau-caráter, que no caso é o poder.

HATER RIOT GAMES, SE POR ACASO EU ELOGIAR ESSA EMPRESA DENUNCIEM, POIS FUI HACKEADO
Aronguejo

Sempre vou achar incrível a irônia por traz do sistema:

"Todas as pessoas são retardadas funcionais e, por isso, precisam do grande irmão lhe dizendo o que podem ou não podem consumir (como cigarro, vape, açucar, drogas, etc)".

"Exceto quando vão votar, porque ai desce uma aura de sabedoria digna de Einsten que lhes diz quem devem escolher para GOVERNAR UM PAÍS, mesmo sendo incapazes de governarem a si mesmas".

AGORA A VERDADE QUE NINGUÉM QUER FALAR:

Cigarros possuem 80% de impostos e, mesmo com o tráfico de cigarros (que é maior do que o das drogas ilícitas), arrecada MUITO DINHEIRO PARA O GOVERNO.

Vape está diminuindo essa arrecadação, além de incomodar o lobby de algumas tabagistas por ai.

Logo, vamos proibir.

ACHOU MESMO QUE ERA PELA SAÚDE DAS PESSOAS?

Pobre senhor bovino gadoso, tudo que o Estado faz tem um só objetivo: Arrecadar mais dinheiro para comprar suas lagostas e togas.

Get Jinx!

Aronguejo

Levanta o pé rapaziada, que eu vou passar o pano aqui.
Aronguejo

A única coisa que é menos merda, nessa merda, é que não fede igual ao cigarro, fora isso, continua sendo uma merda.
Aronguejo

Ai que você se engana GUMMO, é uma alternativa muito mais saúdavel que o cigarro

Se for para colocar algo na boca, porque não coloca um pirulito ?
https://discord.gg/fhKGR4b ---> Discord do Clube 4UM, um lar para os degenerados, mono yasuos, viuvas do boards e 4heads do forum. Aberto a todos e presidido por @LokaoPresidente

https://www.youtube.com/channel/UCJjdOlKuzeZBdWHNoR5hnPA -> Canal do YT do Clã 4UM, Podcasts Nível Challenger!