cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

Highlighted
Arauto

Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

O Sistema de educação que temos funcionou até certo tempo de nossa história. Hoje em dia temos problemas que não são enxergados pelos professorers e quem administra essa área, por exemplo, casos de Bullying, evasão escolar, promover alunos que não sabem a matéria (apenas estudam após o terceiro bimestre), interação social e cabular aula.

 

Os alunos devem ficar sentados em seus lugares por 45 minutos, esperar o outro professor adentrar a sala, realizar a chamada e "apenas se esticar" na hora do recreio. Em cada iniciação de aula, o professor perde de 4 a 7 minutos apenas acalmando os animos, pedindo para os alunos voltarem aos seus lugares, e realizar a chamada, uma perca de 15% do tempo. Isso quando a sala não é bagunceira, ocasionando em diversos pedidos de silêncio ao longo da aula.

 

As matéria na sua grande maioria são mal aproveitadas, não ensinando muitas vezes o básico para se iniciar o ensino médio, e assim dar introdução às provas de vestibulares. Ou seja, matéria incompletas que não são capazes de oferecer uma preparação ao Ensino Superior. Somando isso ao fato de perder diversos minutos como mencionei anteriormente, o limite de aprendizado que um aluno tem ao encerrar o ensino médio é pífio, e o mal preparo para o mercado de trabalho. Outro ponto a ser destacado, é que dificilmente o professor, que precisa lidar com uma sala que muitas vezes passam de 40 alunos irá conseguir ensinar uma matéria concretamente para alunos, que são obrigados a mesclarem entre areas de exatas e humanas no mesmo dia, mal conseguindo digerir um assunto de outro, embolando tudo na cabeça e apenas sendo necessário uma decoreba para se tirar uma boa nota de avaliação. Eu sinceramente duvido muito que mais de 50% dos alunos do 2º ano do ensino médio HOJE saibam o que significa "Predicativo do Sujeito" de cabeça, precisando recorrer ao Google ou Youtube, ou qualquer fórum por ai.

 

Proposta

Na minha opinião:

  • As aulas deveriam durar uma hora, com um intervalo de 10 minutos entre cada aula.
  • Deveriam existir módulos de tempos semanais ou mensais com apenas uma matéria selecionada.
  • Deveriam existir professores reservas para se dar aulas particulares na própria escola, podendo complementar o estudo  de alguma matéria
  • Existir um convênio com psicólogos para auxiliar alunos com problemas de interação social, desde os nerds até os valentões.
  • A escola deveria avaliar periodicamente habilidades dos alunos para se resolver problemas do mercado de trabalho, e saber se suas matérias estão realmente ajudando na aprovação de vestibulares, saber se o conteúdo está realmente sendo aprendido.
  • Averiguar se os alunos promovidos anos após ano realmente estão se saindo bem em suas provas e avaliações.
  • Promover eventos que façam as pessoas se colaborarem entre si para gerar mais empatia entre os grupinhos, e não apenas mandar pessoa X fazer dupla com pessoa Y.

 

Esta é minha opnião sobre o ensino no Brasil, e como poderia ser melhorado. Como aqui é um fórum, espero que as pessoas possam ler isso e talvez perceberem que é assim que as coisas estão funcionando no Brasil atualmente. É claro, algumas ideias podem ser aprimoradas, para evitar brechas que causam conflitos entre as pessoas (por exemplo, colocar um monitor para "passear" entre os alunos enquanto estão dando um intervalo entre matérias com o propósito de evitar alguma gracinha, etc)


---

Senhoras e Senhores, peguem as pipocas


---
9 RESPOSTAS
Dragão

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

Eu acho que também deveria ter um maior incentivo para que os alunos se sintam mais à vontade para estudar.
Aronguejo

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

O brasileiro é macaco por si só, não iria ter grandes resultados, a curto/médio prazo.
Lenda

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

E essa falha na educação brasileira influencia diretamente nos jogos, pessoas se xingando gratuitamente, etc

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

O que derruba o país é a falta de educação familiar, daqueles que não tiveram, que entram nas escolas pra derrubar o nível do ensino.

Quem estudou em escola pública, e teve educação em casa, sabe que a é fácil passar de ano, porque o professor não pode reprovar, porque o pedagogo é cobrado por números, porque o partido político do poder precisa elevar dados de educação pra vender campanha eleitoral... a escola pública por lei não pode excluir os ENDIABRADOS, que a própria família passa a mão da cabeça, porque é um tipo de segregação.

Eu até acho que existam problemas estruturais na forma de fazer educação, mas os institutos federais estão aí pra provar, que da pra se virar com o engessado formato do MEC.
Aronguejo

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

o aluno deveria sentir vontade de ir, hoje é só obrigação, engessado no tempo.
Aronguejo

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

O que vemos nas escolas hoje, é fruto de anos da prática do Gramscismo, vou deixar aqui um vídeo, para entenderem melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=IRNDPRYHubI

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

O triste da nossa educação que é feita pra fazer pessoas zumbis,enchem elas de conteúdos que nunca vão usar na vida tirando em suas provas e ela sem perceber vai ser ensinada a apoiar um lado e se cegar para o outro.
Os alunos que percebem isso não tem vontade alguma de ir pra aula,os professores mesmo contra tem que ensinar(mais da para amenisar um pouco).
Se for para ter 4 horas deveria ser coisa útil PRA VIDA como aula de economia,investimento,política tanto de esquerda quanto direita e aulas extras que O ALUNO FARIA SE QUISESSE,porque se for pra aprender um monte de negócio inútil como Baskharas é melhor ter 3 horas de aula mais com conteúdo útil pra vida e não só pra uma prova de no máximo 4 vezes por vida.
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!
Aronguejo

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

Você se tornou um "zumbi" depois de ter estudado?

Robot tongue

Aronguejo

Re: Crítica ao Sistema Brasileiro de Educação

Primeiro ponto: Não vejo onde isso melhora a situação, já que a troca de professor na sala entre uma aula e outra já leva 10 minutos, e as aulas tem menos de 1 hora de duração.
Segundo ponto: As matéria deveriam ser interligadas entre si, estudando-se o mesmo tema em história, geografia, linguagem(português/inglês/espanhol/etc), ciência(biologia/química/física/matemática), porque assim os alunos teriam um entendimento completo do tema em toda sua abrangência. E caso ache não ser possível, imagine que em história estamos tratando do descobrimento do brasil, em geografia estamos tratando da geologia do país em 1500 e o impacto geográfico do descobrimento, em linguagem estamos tratando da mudança/evolução/adequação das palavras e termos nessa época, em ciência estamos tratando da fauna, flora, estatística demográfica, hábitos e métodos dos povos e animais da região na época, sendo possível calcular a que velocidade uma flecha saia de um arco, como a densidade da madeira influenciava no desempenho das ferramentas, de que forma as estruturas eram organizadas para não desmoronarem e por quê, etc.
Terceiro ponto: Não quero aumento de imposto pra pagar mais um exército de professores pra que eles fiquem em casa de atestado.
Quarto ponto: Já existe, porém ninguém tem bola de cristal pra adivinhar o que o aluno passa se ele não fala e os pais não colaboram quando seu filho é acusado de algo.
Quinto ponto: A escola avalia, as leis que dizem que reprovar aluno é constrangimento não permitem penalidades por desempenho ruim/medíocre. (e assim nasceu a geração mimimi)
Sexto ponto: o quinto inviabiliza este.
Sétimo ponto: Convívio social deturpado vem de fora da escola, conserte os problemas de segurança e desrespeito da sociedade e o convívio escolar vai seguir o fluxo.

Esta é minha opinião sobre os seus pontos. Trabalhei na administração de 3 diferentes escolas num período de 6 anos e digo que a comunidade é um problema muito maior do que o sistema educacional(que apresenta falhas sim, algumas absurdas, mas todas decorrentes de legislação do governo federal).

 

Edit1: Geralmente há 1 monitor para cada 100 alunos em uma escola pública, se um professor que ganha quatro vezes mais pra ficar com 30-40 não da conta, imagine o monitor.

"Agora você me vê, agora não vê mais." - Shaco Lispector