cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Meu olho do Rhaast com 256 LEDs

Aronguejo

Meu olho do Rhaast com 256 LEDs

Eu ia postar isso aqui só depois de ter terminado todas as animações e soldado ele em uma placa só, mas como hoje é o aniversário do Kayn achei legal postar como tá ficando Smiley Very Happy

Eu comprei 4 matrizes de LED 8x8 vermelha, e decidi desenhar o Rhaast nela só pra ter algo pra fazer durante as férias, e ela tá ficando assim:

E essa foi a imagem oficial do teaser do Kayn que peguei de referência:

Agora se alguém tiver curiosidade de como eu fiz, eu estou usando um microcontrolador chamado "Arduino". O Arduino é fantástico, é aquela plaquinha ali que eu liguei os fios, nela você consegue controlar várias coisas eletrônicas, desde sensores, até motores de passo e bluetooth. Se você se interessa por eletrônica, robótica etc. o Arduino é perfeito pra começar, tem vários tutoriais na Internet e é bem simples programar nele.

Usando o Arduino, eu controlo 4 matrizes de LED 8x8 separadamente, o que significa que eu literalmente tenho que mandar ele ligar[1] ou desligar[0] um determinado LED.

No Final, o código só pra desenhar o olho do Rhaast parado ficou assim:

char topLeft[] = {8, 8, B00000111,B00011111,B00111111,B01111110,B01111110,B11111100,B11111100,B11111100};
  char bottomLeft[] = {8, 8, B11111100,B11111100,B11111100,B01111100,B01111100,B00111110,B00011110,B00000111};
  char topRight[] = {8, 8, B11111111,B11111101,B11111100,B01111100,B01111100,B00111100,B00011110,B00000111};
  char bottomRight[] = {8, 8, B00000111,B00011111,B00111111,B01111111,B01111111,B11111111,B11111111,B11111111};

É meio assustador de primeira, mas não é tão difícil assim. Eu tenho 8 linhas e 8 colunas. Cada parte que começa com B e é separado por vírgula é uma linha diferente.

Então ali na matriz topLeft[], a primeira linha tem valor de 00000111, o que faz os 5 primeiros LEDs da primeira linha estarem apagados e os 3 últimos ligados.

Se isso interessar a mais alguém, eu faço um post explicando melhor e dando o código pronto mais detalhadamente quando terminar tudo.

Mas o mais difícil nem foi fazer ele ficar parado, e sim ele se mexer:

É uma animaçãozinha idiota, onde ele dá uma olhadinha pra baixo, mas isso daí deu um trabalho. Eu tive que fazer 4 posições diferentes para as 4 matrizes e ajustar o tempo de cada "frame".

Depois que consegui fazer essa animaçãozinha ininicial, eu tentei fazer ele olhar pro lado, e o resultado foi esse:

Essa animação tem 9 frames diferentes e dura quaaase 4 segundos no total. O bom dela, é que as matrizes da direita não mudam depois do primeiro, e isso me colocou um sorrisão na cara.

Enfim, por enquanto é só isso :B
Eu ainda tenho 2 semanas de férias, então ainda quero tentar fazer mais algumas coisas com ele. Os próximos passos é coloca-lo em outra versão menor do Arduino, e ver se consigo colocar acelerômetro pra detectar movimentos (E deixar ele meio **cogumelo do teemo** se eu ficar brincando com ele), e talvez tentar colocar uma saída de som pra sair as falas dele, mas essa parte talvez fique difícil demais.

14 RESPOSTAS
Dragão

Re: Meu olho do Rhaast com 256 LEDs

Dahora, seria legal ter um desses decorando o quarto xD

Moderador

CARAMBA QUE DAHORA! Eu como ex-estudante de eletroeletrônica fracassado passo mal só de imaginar o trampo que deu pra fazer isso aí, e como main Kayn fico super empolgado com a homenagem pro meu Campeão favorito no dia do aniversário dela <3

Tá de parabéns cara!!!

Quase fiquei cego, mas tá ficando bacana, pretende fazer o Rhaast inteiro algum dia? Te dou uma skin(escolha entre Master Yi Assassino e Alistar Dourado)
Aronguejo

Gostaria muito de ter talento pra fazer a foice inteira, mas infelizmente não tenho :c

Provavelmente eu termine ele e o coloque na parede, ainda não sei.

Mas aceito o Alistar dourado a qualquer hora.

Arauto

Que isso?! É só pegar um cabo de vassoura, uma hélice de ventilador e usar muita, mas muita, fita isolante.

XD
-----
Não haveria Luz, se primeiro não houvesse Trevas.

Agora eu fiquei com vontade de aprender a usar o Arduino. Meu professor de Introdução à Computação paga muito pau pra esse carinha hahaha ficou show meu!
Aronguejo

Mt maneiro cara, Parabéns pelo Trabalho!
Arauto

FRANKY VC TA VIVO
MUITO BOM TRABALHO, TA DE PARABENS
Aronguejo

Boa Mlk
-A dor é temporária, a Vitória é eterna
Tropa

Ficou muito da hora mesmo, bem criativo mesmo até se mexe as luzes, muito bom xD vai fundo na eletrônica moço, Kayn agradece, Rhaast na verdade rsrs

Aronguejo

Ahhhh, isso so me lembra 8Bits, como eu amo esse tipo de coisa.
Parabens pela criatividade, ficarai irado isso no meu quarto.

Dragão

cara, na moral, a comunidade do lol tem a melhor criaçao de conteudo de todos os jogos !

Tropa

o que você estudou para aprender a fazer esse tipo de coisa? Fazia tempo que eu não achava algo que me interessasse tanto nessa rede mundial de computadores, vulgo interwebs.
" Aposenta Tay pelo amor de deus"
-Torcida da Pain Gaming
Aronguejo

@DEADP000L@  escreveu:
o que você estudou para aprender a fazer esse tipo de coisa? Fazia tempo que eu não achava algo que me interessasse tanto nessa rede mundial de computadores, vulgo interwebs.

Eu sempre meio que me interessei por programação, mas o que me fez gostar de eletrônica foi quando eu vi um pouco sobre no meu curso de elétrica no senai.

Mas sendo sincero, Arduino é um hobby que você não precisa de curso nenhum. Ele é bem simples, dependendo da sua renda/idade ele pode ser um pouco caro, mas nada que possa te desanimar.

Atualmente eu curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que é um curso mais voltado pra programação em si, programar web, mobile, etc. não tem nada de eletrônica, mas ele facilita muito manter o hobby de Arduino de lado já que no fundo você vai começar a programar.

Se tiver afim de conversar mais, dá um grito lá no Discord: datFranky#7983

Amo falar sobre isso :B