cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

FIDDLE REWORK (IDEIAS)

FIDDLE REWORK (IDEIAS)

Olá, Invocadores. Como alguns de vocês sabem, Fiddlesticks está na lista de alta prioridade para reworks futuros e eu, como curto bastante o campeão e tenho jogos suficientes (atualmente tenho 69399 pontos de maestria) pra entender como ele funciona tanto na prática quanto na teoria, gostaria de fazer algumas sugestões que venho elaborado desde então.

Primeiro gostaria de declarar que a mecânica que elaborei ainda mantém a essência do Fiddlesticks de ser um mago sem mobilidade com bastante CC, tentando corrigir alguns elementos que deixam o campeão sem um dano firme e estruturado (como o fato de o campeão não implicar dano na habilidade atual Q).

~~~~

---->> HABILIDADES:

"PASSIVA - Pavor Crescente:

INATO: Fiddlesticks acumula energia se alimentando dos gritos de pavor de suas vítimas próximas (Target Range: 575), gerando acúmulos igual à duração do pavor que destroçam os alvos de dentro para fora, causando X% (+ 2% per 100 AP) da vida máxima do alvo como dano mágico adicional em sua próxima habilidade."

*

ALCANCE: 600

TEMPO DE RECARGA: 5 segundos para um mesmo alvo

*

Comentários: Os acúmulos serão gerados SOMENTE de acordo com a duração do controle de grupo Aterrorizar (qualquer outro efeito imobilizante não ativará a passiva) vindos de quaisquer fontes. Portanto, um Nocturne ou um Urgot podem ativar a passiva do Fiddle caso os inimigos aterrorizados estejam no range de 575 partindo do Fiddle (mesmo range pra ativar a conjuração do W atual). A passiva irá funcionar apenas para correntes de CC, por isso o tempo de recarga de 5 segundos em um mesmo alvo. Logo, por exemplo, se um alvo levar 2 segundos de fear e a corrente de CC ser interrompida, por mais brevemente que seja, mesmo levando fear novamente após a interrupção, o dano será definido com base no primeiro CC e assim iniciando o contador de 5 segundos. Sobre o scaling, será proporcional à duração do fear: 

'x' segundos  ------------>  2x % da vida máxima, então 4 segundos de Fear causarão 8% da vida máxima do alvo.

Por mais que o exemplo que dei de 4 segundos de fear mostre o quão poderoso o scale é, reconheça que o fear é um controle de grupo incomum e o Fiddle estará dando 3 segundos de CC ao final do combo Q + R apenas a um inimigo, logo, não é tão OP quanto parece. Eu modifiquei a duração do fear do Q justamente pra não permitir que o campeão dê 4,5 % da vida máxima como dano adicional logo de cara ao maxar a skill. Grande parte do fear será redirecionado à Ultimate.

"Q - Medo Excruciante:

ATIVO: Fiddlesticks revela a face de sua alma corrompida, aterrorizando a unidade alvo e reduzindo sua velocidade de movimento em 90% por 1 / 1.25 / 1.5 / 1.75 / 2 segundos. Ao final da duração do controle de grupo, o medo vai corrompendo a energia vital do alvo, causando 55 / 75 / 95 / 115 / 135 (+50% do Poder de Habilidade) de dano mágico ao longo de 3 segundos." 

*

ALCANCE: 575
CUSTO: 65 de Mana
TEMPO DE RECARGA: 15 / 14 / 13 / 12 / 10 segundos
*

Comentários:  A habilidade aplicará o fear da mesma maneira que o Q atual, porém também infligirá dano por segundo. Eu preferi por deixar o dano vir após a duração do fear para incentivar a compra do Rylai  , o qual combará bem com o DPS da skill, fornecendo mais CC e utilidade para o campeão, e, consequentemente, permitindo ainda a role de suporte em razão da utilidade, rota onde o Fiddle tem se popularizado.

"W - Vinculação Fúnebre: Fiddlesticks estabelece uma conexão com a alma de sua vítima, sugando a energia vital e causando 40 / 55 / 65 / 80 / 90 (+30% do Poder de Habilidade) de dano mágico por segundo durante uma canalização de 5 segundos. Durante a canalização, Fiddlesticks pode se mover, tendo sua velocidade reduzida em 10% e armadura e resistência mágica aumentada em 40%, curando-se 60 / 65 / 70 / 75 / 80% do dano causado pela habilidade, entretanto, não é possível conjurar habilidades durante a canalização. Caso o inimigo esteja afetado por Corromper, o dano base e escalável infligido é dobrado. Vinculação Fúnebre não pode ser interrompida por quaisquer controles de grupo, exceto supressão.

Reativar: cancela a canalização antecipadamente, retirando os efeitos aplicados sobre Fiddlesticks e fazendo com que a habilidade entre em tempo de recarga." 

ALCANCE DO ALVO: 575

ALCANCE DA CANALIZAÇÃO: 700

CUSTO: 80 / 90 / 100 / 110 / 120 de Mana

TEMPO DE RECARGA: 6 / 5 / 4 / 3.5 / 3 segundos

*

Comentários: Um dos principais problemas do Fiddlesticks em seu kit é o fato da sua skill que mais dá dano ser extremamente fácil de cancelar e deixar o campeão petrificado no lugar. Por isso, nestas alterações, Fiddlesticks será capaz de se movimentar durante a canalização da habilidade enquando tem sua velocidade de movimento reduzida em 10% para permitir counterplay e não pode ser interrompida por controles de grupo, salvo supressão, similar ao W da campeã Irelia. Além disso, terá suas defesas aumentadas, para permitir um maior damage input sem maiores preocupações, visto que o campeão seguirá uma build de AP defensiva na maior parte das vezes. O dano sem o efeito Corromper da habilidade E foi reduzido pela metade para incentivar os jogadores a executar os combos com precisão, adicionando skillcap ao campeão. Quanto ao dano de Vinculação Fúnebre junto ao efeito Corromper, tanto o dano base quanto o scaling da skill serão dobrados, então de 40 / 55 / 65 / 80 / 90 (+30% de AP) de dano mágico por segundo, passamos para 80 / 110 / 130 / 160 / 180 (+60% de AP) de dano mágico por segundo. 

"E - Corte Passeriforme:

ATIVO: Fiddlesticks arremessa sua foice em linha reta na direção alvo, causando 35 / 50 / 65 / 80 / 105 (+60% do Dano de Ataque) de dano físico na área atingida e ferindo seus inimigos, abrindo janelas espectrais em sua carne e aplicando Corromper . Quando sua foice retornar, Fiddlesticks liberta seus corvos infernais devoradores de carne que sentem o cheiro da energia espectral que sai das vítimas corrompidas, atacando campeões inimigos por um número de segundos igual ao número de campeões atingindos, causando 35 / 50 / 75 / 90 / 110 (+45% do Poder de Habilidade) de dano mágico por segundo. Durante o ataque dos corvos, campeões inimigos são silenciados por 1.25 segundos.

*

CUSTO: 65 / 70 / 75 / 85 / 90 de Mana

ALCANCE DO ALVO: 650

ÁREA DE EFEITO: GLOBAL

TEMPO DE RECARGA: 10 segundos em todos os níveis

*

Comentários: A habilidade E é, visivelmente, a que mais sofreu alterações. Meu intuito inicial era deixar apenas a parte do golpe com a foice, adicionando o novo efeito Corromper  no campeão. No entanto, a temática dos corvos era primordial na skill, então tive de mantê-la de alguma forma. Adicionando duas ações à skill, pude deixar ela bem mais elaborada e escalável tanto com AP quanto com AD (não faria sentido o Fiddle arremessar uma foice de todo tamanho em um campeão inimigo e causar dano mágico, apenas se ele seguisse a lógica da Katarina de arremessar uma adaga e causar dano mágico, a qual não me agrada muito), permitindo que o Fiddle construa uma Pistola Hextech por exemplo, caso queira focar em uma build Glass Cannon em casos de snowball. Além disso, o poke dele na lane não ficará mais fraco, pelo contrário, mais forte, causando mais dano, embora, exija mais precisão do jogador. Mantive os cooldowns e custo de mana baixos como estão agora para permitir spammabilidade e que seja maxada quando Fiddle estiver na Midlane ou atuando com Suporte, visto que nessas situações Fiddlesticks se destaca pelo poke extremamente irritante e forte. A skill atravessa minions e paredes, então, não se preocupem com possíveis dificuldades na hora do poke/clearwave. A animação da foice que dará dano será apenas uma, sendo que o arremesso dela causará dano e sua volta para mão do Fiddle não aplicará nem dano nem Corromper. Logo após o retorno da foice, iniciará a animação do corvos saindo do Fiddle e indo em direção aos campeões sob efeito de Corromper. As animações, penso eu, não deveriam ocorrer ao mesmo tempo, pois não permitiria counterplay em casos de "Oh! O Fiddle me acertou o E e me matou sem eu ter a chance de usar a Zhonyas, porque os corvos me atacaram e me silenciram imediatamente depois que fui acertado pelo E". O número de ataques dos corvos depende do número de campeões atingindo na PRIMEIRA ida da foice. A área de efeito do ataque dos corvos é global.

"R - Revoada De Corvos:

ATIVO: Fiddlesticks encarna sua alma corrompida, canalizando por 1.5 e aparecendo repentinamente no local alvo, invocando uma tempestade maligna de corvos infernais que causa 110 / 215 / 320 (+75% do Poder de Habilidade) de dano mágico por segundo durante 5 segundos. Ao surgir na área alvo, demarca um pequeno círculo de corrupção que se se expande conforme a duração da tempestade. Inimigos que entrarem em contato com a corrupção serão silenciados por 0.5 segundos e aterrorizados por 1 segundo.

PASSIVO: Fiddlesticks recebe 10 / 20 / 30% de velocidade de movimento por 1.5 segundos após aterrorizar  um inimigo.

*

CUSTO: 120 de Mana

ALCANCE DO ALVO: 800

ÁREA DE EFEITO: 600

TEMPO DE RECARGA: 140 / 110 / 80 segundos

*

Comentários:  Na Ultimate preferi por não mudar muita coisa, visto que é a habilidade mais icônica do campeão. Para permitir um melhor scaling de AP, tive de diminuir um pouco o dano base nos ranks da skill. A única alteração marcante foi a presença da área de corrupção, que vai expandir durante a tempestade e causar fear em área por 1 segundo, complementando os 0.25 segundos retirados do Q e permitindo uma corrente de CC de até 3 segundos! No entanto, em apenas um alvo, que pode simplesmente fazer uma Cimitarra Mercurial ou usar purificar. O fato de o dano da passiva depender de uma corrente de CC bem estruturada leva os jogadores a não utilizar o Q logo de cara, visto que a passiva é responsável pela maior parte do dano burst no kit deste rework. Decidi também transformar a passiva atual em uma passiva do R, que ofertará maiores chances de perseguição após o uso da Ultimate e, dessa forma, maior sucesso na hora de conseguir fazer a área de corrupção da Revoada de Corvos atingir os oponentes.

~~~~

------> BUILDS (RECOMENDADAS):

Compostas por itens que forneçam stats como Redução de Tempo de Recarga, Poder de Habilidade e bastante Penetração Mágica, geralmente com Zhonyas como segundo item pelo fato de o Fiddle ainda se jogar no meio de vários inimigos. Como eu citei anteriormente, Rylai se tornará interessante por conta da habilidade Q. Não muito diferente das builds atuais. No entanto, Pistola Hextech certamente será uma escolha nova e interessante, uma vez que Fiddlesticks apresentará scaling AD na habilidade E, Corte Passeriforme.

Mas é claro, provavelmente terão jogadores que irão inovar e descobrir builds secretas e extremamente fortes. 

~~~~

Bem, obrigado por ter lido esse textinho (rs), eu realmente queria expor algumas ideias que vinha elaborando a respeito desse rework que certamente não está tão longe de acontecer. O kit do Fiddlesticks está totalmente desatualizado no momento, embora ainda forte e viável na maioria das vezes. Mesmo assim, é sempre importante evoluir. Agradeço a todos que leram, novamente, e aguardo o feedback de vocês. Críticas construtivas, por favor!

PS: Não estou conseguindo postar imagens pelo fórum, então desculpem-me não ter ilustrado meu conceito como deveria.

5 RESPOSTAS

Re: FIDDLE REWORK (IDEIAS)

Eu também jogo muito de fiddlesticks e ele é um dos meus campeões favoritos para todas as lanes ( pq eu já testei e ele realmente é bom em todas ), eu achei excelente a sua idéia do rework, mas o E dele vai ter uma animação estranha se for do jeito que você falou porque no AA dele ele joga uma foice no inimigo, então seria melhor se a habilidade tivesse a mesma animação mas deixasse uma ferida dolorosa como na passiva do darius.

@battleequinox Obrigado pelo feedback! Eu também havia pensado na possibilidade dos corvos infligirem sangramento, no entanto não me pareceu tão animadora. O E não é um AA, é uma skill de cast, tipo o bumerangue da Sivir, na qual o Fiddle arremessará uma foice tipo que deitada e voltará pra ele. No entanto, só vai causar dano e aplicar Corromper na ida, a animação de retorno da foice só acontecerá pra indicar o início da segunda animação, quando os corvos vão atacar. Eu imaginei a animação dos corvos atacando tipo o E do Swain antigo, quando ele tacava o corvo e ficava aquela coisinha em volta do campeão inimigo, só que, claro, mais bem feito porque a Riot tem tecnologia melhor agora.
Arauto

Bem, eu achei legal a ideia, porém no fim pareceu mais um grande buff do que um rework, de todo modo, vou as críticas.
Passiva: Simplesmente, ficou legal. Não tem muito do que reclamar, apenas talvez um limite de dano, pois poderia chegar a um ponto que o dano fosse 50% da vida maxima como dano adicional. Então fica a duvida se os acumulos poderiam ser pegos pelos monstros da jungle; se eles seriam infinitos ou teriam um tempo de duração.
Q: Igualmente interessante, só acho que o kit, em si, já tem muitos escaladores. Acredito que 20% de AP ratio seria suficiente.
W: Apenas, muito dano. Considerando que ele já teria o silence e o fear para prender o inimigo, além de poder andar, o dano seria apenas rídiculo. Acredito que: Diminuir o dano que causa ou aumentar o auto-slow da skill seria suficiente para balancia-lá. Mas, a ideia é legal.
E: Acredito que essa skill está, aparentemente, perfeita.
R: Eu não entendi direito. Os corvos continuariam seguindo o Fiddle e a area de corrupção seria algo parado que se expandiria ou os corvos ficariam parados causando dano, enquanto a área de corrupção vai aumenta? Enfim, achei bem confuso.

@Temmye Obrigado pelo feedback! Realmente ficou um pouco confuso de entender apenas por palavras, eu queria ter ilustrado mais, no entanto, por algum motivo, não estou conseguindo postar imagens no fórum... Sobre a passiva, os stacks são gerados quando um inimigo entra no range da sua passiva, não é igual uma colheita sombria que você farma, é algo que ocorre no momento em que você entra no range que o contador dispara. Seria impossível chegar a 50% da vida máxima, já que seriam necessários 25 segundos de fear (não existe comp que permita isso) e com 1000 de AP você conseguiria 20% da vida máxima. Acho que devo deixar o scale em apenar 1% por 100AP ou deletá-lo, porque realmente é bastante. Eu informei que o máximo de fear que o Fiddle conseguiria colocar, sem a presença de Nocturne ou outros campeões que dão fear, seria de 3 segundos. Então, 3 segundos de fear mais uns 500 de AP em uma build mid/late game, 16% da vida máxima. Quanto ao Q, 20% de ratio é MUITO BAIXO, seria o único mago do LoL a ter um scale tão péssimo em uma skill tão importante. Uma média de 40%~50% como eu coloquei ficaria bom. Sobre o W, acredite ou não é o dano atual do W do Fiddle... Resolvi nerfar o dano em inimigos não corrompidos e deixar o dano atual em inimigos corrompidos. Aumentar o self-slow, como você disse, e diminuir os scales seria uma boa maneira de balancear. Já o R, imagina um donut. Aí o meio do donut vai ser preto e vai crescendo, tipo a ult da Anivia. Se o inimigo for atingido pela área preta, ele leva fear de 1 s e silence de 0.5 s.

Sabe uma passiva que seria bem interessante e combinaria com a temática do fiddlestick? Se ao deixar de ser visto por Xs ao ser avistado por um campeão inimigo/monstro da selva a uns 300 de distancia por exemplo, ele causa fear de 2,25s dependendo da distancia que foi avistado com o cdr dessa passiva de Xs por campeão, se a habilidade Q dele ao invés de causar fear fosse uma "maldição" que causasse dano por segundo e aumentasse o dano recebido no alvo de todas as fontes, o W dele continuasse conforme você descreveu porém sem esse aumento de armadura e mr (pois é o que rammus tem) e fosse reduzido o dano recebido em 40% como o W master yi, o E dele eu deixaria similar ao atual, porém faria com que tivesse uma condição em que se os corvos não ricocheteassem em outro alvo o dano causado fosse aumentado e causaria slow no inimigo, a ult deixaria como está porque daria um ótimo combo com essa passiva que sugeri e porque é legal ashuahsuahsu