cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Esports 2020: Olhando para o futuro do CBLOL

Highlighted
Rioter

Esports 2020: Olhando para o futuro do CBLOL

Oi, pessoal!

 

Eu sou o Cacophonie, líder do time de Esports da Riot Games no Brasil. Publicamos hoje no LoL Esports BR um artigo com algumas novidades e visões que temos para Esports em 2020 e nos próximos anos, e queria compartilhar com vocês aqui também, para a gente conversar um pouco sobre o tema!

Estamos muito felizes com os resultados do CBLoL e do Circuito Desafiante em 2019. Nossa comunidade não só cresceu como mostrou um engajamento incrível em termos de audiência, mostrando a força dos Esports na nossa comunidade e no nosso país. Lançamos novos conteúdos – tanto dentro do CBLoL como em parceria com nossos patrocinadores -, que nos ajudaram a contar novas histórias para a comunidade.

 

E isso só nos motiva mais a inovar, identificando novas oportunidades, e a continuar a ouvir o feedback de todos os fãs dos Esports para buscar trazer em 2020 muito mais! A seguir conto algumas das novidades que chegarão este ano e a visão que temos para o futuro de Esports.

 


Novos talentos

Estamos muito animados com a chegada de novos talentos em 2020! Em alguns momentos já contávamos com convidados especiais nas transmissões do CBLoL, do Circuitão e dos nossos programas, e sabemos o quão interessante é ouvir o ponto de vista de pro-players e conhecer novos nomes da comunidade. Queríamos trazer novas idéias para renovar o CBLoL, dar espaço para os novos nomes da nossa comunidade e, com este novo time de profissionais se juntando à nossa equipe de casters do CBLoL, temos certeza de que muita coisa vai acontecer!

 

 

Além de termos o formato tão esperado de tricasters para o CBLoL com a chegada do Takeshi e do Nappon, e no Circuitão com a chegada do Vecet e do Mit pra se juntarem ao Dudu, também traremos novidades ao Depois do Nexus (afinal de contas, o Mylon também quer jogar, e a Letícia, a Ravena e o Baiano já disseram que estão dentro).

Fiquem ligados, ainda traremos mais surpresas ao longo do ano!

 


Circuitão volta a ser produzido pela Riot Games em 2020

Ficamos muito felizes com o crescimento do Circuitão em 2019, e cada vez mais temos organizações mais fortes e uma torcida maior acompanhando o campeonato. Acreditamos que precisamos investir na criação de conteúdo e integrá-la à produção de conteúdo do CBLoL, afinal de contas os dois torneios nunca estiveram tão próximos! Então vamos trazer vários conteúdos para o Circuitão que acreditamos que todos vão gostar – além de contar com um time incrível.

 


 

Gillette, Dell e Red Bull continuam conosco em 2020, e bem-vinda, Mastercard!

Nossos três patrocinadores de 2019 (Gillette, Dell e Red Bull) renovaram a parceria para 2020, e estão conosco novamente para trazer muito mais conteúdo e experiências para todos! A Gillette trará uma promoção para quem curte o lolzinho (fique ligado!), a Dell vai trazer mais conteúdos novos, e a Red Bull traz novidades: o Red Bull Player One passa a se chamar Red Bull SoloQ, e o Brasil receberá a Final da Etapa das Américas – além de lançar mais uma série limitada de latas de Red Bull com mais quatro campeões! Traremos mais informações em breve...

E mais uma novidade: a Mastercard, que já é uma parceira global da Riot Games, estende a parceria também para o Brasil, e trará uma série de conteúdos e experiências para os jogadores brasileiros, já já vem coisa muito boa por aí!

 


 

E os novos jogos?

 

Estamos estudando cada um dos novos projetos da Riot Games, globalmente e também considerando o nosso cenário brasileiro, para avaliar como seria a presença em Esports. E uma de nossas ideias já é trazer no primeiro semestre de 2020 um projeto competitivo de TFT! O Brasil é um dos países onde o TFT teve mais engajamento da comunidade, e estamos criando um formato especial para o projeto esportivo de TFT – em breve traremos mais novidades!

 


 

E o futuro do CBLoL?

Durante os últimos anos, vimos o crescimento do CBLoL e a cada ano analisamos como podemos sempre dar o próximo passo – na produção de conteúdo, na experiência dos pro-players e da comunidade, e também no lado da sustentabilidade do negócio. Com a entrada de patrocinadores para o CBLoL e para os times, investidores e vários tipos de parcerias, cada vez mais nosso esport se torna sustentável, e acreditamos que chegou a hora de darmos mais um passo.

 

Vamos iniciar em 2020 o processo de evolução do CBLoL para uma franquia, ou seja, uma liga onde não há mais rebaixamento, assim como na LCS, na LPL e na LEC. Este modelo permite às organizações uma visão de longo prazo para empreender projetos de investimento e crescimento, que são necessários para que possamos dar os próximos passos. A liga também se beneficia de uma visão de longo prazo, pois podemos construir projetos mais arrojados, com prazo maior, assim como outras regiões que já passaram por esta experiência.

 

 

Este projeto tem vários aspectos além de estabelecer um valor para as vagas e acabar com o rebaixamento da liga, os dois pontos mais conhecidos do “modelo de franquia”. Existem detalhes de planejamento de negócio que precisam ser alinhados entre a Riot e os times interessados, vários detalhes contratuais e também questões como o que chamamos de “path to pro” – os mecanismos de revelação de novos talentos para a liga (como a “Academy” e o “Scouting Grounds” da LCS) e as exigências de performance esportiva para garantir a permanência dos times na liga. O desenho da solução de franquia para o CBLoL depende de criarmos um projeto para a liga que cubra todos estes pontos. Cada região e cada mercado tem uma solução específica, e nós estamos criando a melhor para o CBLoL.

O processo de aplicação de times e organizações acontecerá durante o ano de 2020, com o foco em já termos um novo CBLoL em 2021. Daremos mais informações e contexto ao longo dos próximos meses.

 

 

Bom, como vocês viram, 2020 trará muita coisa nova, e será um ano fundamental para construir o futuro do CBLoL. Estamos muito animados com todos estes projetos, e contamos com o feedback de toda a nossa comunidade para nos ajudar a continuar oferecendo, inovando e evoluindo o nosso CBLoL e todas as novidades que virão!

5 RESPOSTAS
Highlighted

Re: Esports 2020: Olhando para o futuro do CBLOL

CADE O REWORK DO MALPHITE?
Highlighted

Re: Esports 2020: Olhando para o futuro do CBLOL

Ótimo Caco, como você me disse em um post meu passado, viriam novidades em breve e elas vieram haha. O alinhamento entre Riot e comunidade é impresindível para o crescimento do ecossistema do esport e CBLOL.

 

Dito isso, ainda sinto falta de algumas coisas que melhorariam o nosso querido cenário, então lá vem mais dicas:

* Plateia em todas as partidas (geraria renda para a empresa com os ingressos e aproximaria a comunidade dos jogadores)

* Produções de conteúdos audiovisuais para o CBLOL (assim como a LEC faz constantemente assistir se tornar um grande evento). Fazer tbm parcerias com artistas, cantores ou personalidades famosas para que trouxesse uma visibilidade grande no cenário além de nossa comunidade ( músicas, quadros, produções que despertem um desejo do jogador consumir o campeonato antes dos jogos, igual as chamadas de televisão para os jogos)

* Investimento maior em marketing, afinal o CBLOL se tornou uma marca muito forte, se explorada bem pode gerar bastante lucro e visibilidade para o jogo.

 

Enfim, sei que estão planejando muitas coisas novas ainda para serem implementadas, e acho que essas mencionadas seriam uma boa para o CBLOL. Estarei sempre aqui disposto a ajudar, um grande abraço!!

Highlighted
Rioter

Re: Esports 2020: Olhando para o futuro do CBLOL

Oi Pedrin! Legal falar contigo de novo!

Sobre novos conteúdos, a gente está buscando sempre trazer mais sim, e conteúdos relevantes pra transmissão e para dar à comunidade mais recursos pra acompanhar e conversar sobre os jogos. O que você achou ontem das novidades - os novos quadros "virtuais" (aquela perspectiva em Realidade Aumentada), as entrevistas sobre o draft durante os jogos.? Ainda temos mais novidades para o ano, estamos lançando aos poucos e também pegando feedback do pessoal pra já ir ajustando e criando junto Smiley Happy

Outro ponto bem legal, e que ontem mesmo (na estréia do CBLOL) já vimos que tem um potencial bem legal foi o impacto da entrada dos novos casters - ontem, Takeshi e Nappon tiveram uma participação muito legal trazendo novas visões, opiniões e perspectivas para os jogos, e dão corda pra uma conversa legal com os outros casters. E conseguimos botar o tricaster que estávamos buscando uma forma há um tempão Smiley Happy No Circuitão, Vecet, Dudu e Mit vão também tocar essa bola, e acreditamos que o resultado final vai ser uma transmissão mais ágil e legal pra todo mundo.

Sobre platéia presente nas partidas, ainda não implementamos este ano porque isso requer uma mudança muito complicada do nosso lado em termos de espaço e infraestrutura, mas a ente tá constantemente reavaliando esse ponto.

E sobre investimentos em Marketing, a gente esse ano vai dar um boost também, não só a gente como nossos parceiros - a Gillette já iniciou o ano lançando uma promoção bem legal, a Mastercard se juntou ao nosso time de patrocinadores e vai trazer coisa boa por aí, a Red Bull já anunciou mais latas dos nossos campeões do coração. Vai ter um monte de coisa boa vindo por ai.

Me conta o que você achou do final de semana de estreia? Fiquei curioso Smiley Happy E ainda tem mais coisa pra vir por aí

Abração!
Highlighted

Re: Esports 2020: Olhando para o futuro do CBLOL

Fala Caco, curti muito essa mudança que vocês fizeram no time de casters. A entrada do Nappon e do Takeshi agregaram bastante, com uma visão de quem estava do outro lado como jogador. A transmissão ficou mais dinâmica e gostosa de se assistir, há muito tempo não sentia isso. Vocês acertaram nessa!

 

A respeito da torcida no estúdio, eu entendo que ela é a mais complicada, por N questões. Contudo, acho que já poderiam ir pensando em implementa-la a partir do segundo split, se possível é claro. O LOL na minha opinião vai ganhar muita visibilidade esse ano, por questões de jogos novos, mobile, investimento muito grande da Riot global nos esports (o Nicolo disse que esse ano eles vão chutar o balde e fazer o maior evento da história dos mundiais), mídia, série nova, enfim aliado ao marketing esse ano pode ser um marco pro CBLOL. Então seria uma boa já voltarmos pro segundo split com essa surpresa mais bancada pros analistas, fazendo um pré-show foda e um evento pra quem assiste, que tal?

 

Sobre os patrocinadores, fico feliz com a renovação dos parceiros + a entrada da mastercard. A melhor maneira de engajar marca+ comunidade são essas promoções, pois elas mostram a força dos Esports. Quem sabe uma Cola-cola também tenha interesse em entrar e fazer latas com campeõs, assim como aconteceu na Coreia, né? haha Smiley Wink

 

Um grande abraço Caco, muito bom falar contigo!

Highlighted
Tropa

Re: Esports 2020: Olhando para o futuro do CBLOL

Ficou bem legalzinho IEUAHSEUHEHUSA