cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Zoe - Análise Conceitual

Highlighted

Zoe - Análise Conceitual

Sim, eu sei que a Riot já fez um tópico desses, porém resolvi fazer um por conta própria, da mesma forma que fiz com o Bardo.

Eu vejo muito de Íris/Hermes na Zoe, por ambos serem mensageiros divinos dos deuses e terem acesso livre a todos e quaisquer lugares que quisessem, podendo entrar e sair sem nenhuma dificuldade onde nem mesmo alguns deuses tinham permissão para isso.

Fora que eu nunca pensei à respeito do título da Zoe "O Aspecto do Crepúsculo" de uma forma tão literal quanto o que fizeram esteticamente no cabelo, e até me sinto um pouco lerdo por não ter reparado em algo tão óbvio. Mas eu tinha pensado de uma forma mais metafórica e que também se encaixa em sua temática, em que o crepúsculo é um breve período de transição, quando não é nem dia e nem noite, nem claro e nem escuro, nem luz e nem trevas, é quando o bem pode ser confundido com o mal e vice-versa.

O filme "As Bruxas de Salém" tem um um diálogo bastante parecido com isso. E isso é totalmente visível na Zoe, uma personagem que representa as infinitas possibilidades, e que até mesmo a sua moral pode ser relativa e ambígua, apesar da sua aparência inocente.

Certamente ela seria a campeã que melhor representaria o Signo de Gêmeos, se analisarmos o arquétipo dela. Bom, você pode até não acreditar em signos, horóscopo e astrologia, mas isso não muda o fato de que cada signo possui um arquétipo, isto é, um conjunto de características. E a Zoe se encaixa completamente neles.  Segundo a descrição da Wikipédia:

"Gêmeos é o signo mutável do ar, regido por Mercúrio, que preza a união dos opostos que se complementam, a interação entre mundos diferentes e a comunicação. Os geminianos são os mais agitados do elemento Ar. Gostam de esportes e, diferentemente dos Librianos e Aquarianos, preferem fazer turismo pela própria cidade natal do que permanecer em casa num sábado.

São espertos, eloquentes. Gêmeos é um signo extremamente comunicativo, e é muito difícil ver um Geminiano que, de alguma forma, não se destaque pelo que sabe ou pelo que diz. Os nativos desse signo são adaptáveis, sempre acham alguma forma de "sobreviver" às intemperanças da vida. Isso o ajuda evitar conflitos em relacionamentos, a conquistar algo ou alguém, ou ainda a conhecer algo que é novo para ele.

Geminianos adoram a liberdade, e não gostam de se sentir presos, pressionados ou manipulados. Precisam de movimento, mas de um movimento que eles mesmos regulem! Alguns Geminianos podem ser infiéis, mas nem todos o são. Gêmeos é um signo duplo, o que dá ao nativo desse signo uma capacidade particular de ver as coisas, por isso eles sempre conseguem ver "os dois lados da moeda". Mas isso pode levá-los a ser levianos, se não forem equilibrados.

Gêmeos pensa muito, tem muita aptidão para os estudos, pode ter tendência a ser tagarela e por vezes fofoqueiro. Seu humor é instável, e algumas pessoas dizem que os Geminianos possuem dupla personalidade, mas isso não é verdade. Gêmeos apenas representa os opostos que vivem juntos e se complementam, e os geminianos vivem isso com mais intensidade do que os demais signos".

Além disso, o Signo de Gêmeos é regido por Mercúrio, o mesmo planeta que é deus romano equivalente ao deus grego Hermes, o mensageiro dos deuses, está tudo interligado.

Resumidamente, todas as características compartilhadas pela Zoe e pelo arquétipo do signo de gêmeos são:

- Extrema movimentação (mental), agilidade intelectual (já perceberam o quanto a Zoe é hiperativa e parece ter um parafuso a menos, né? É porque se passa tanta coisa pela cabeça dela que até ela mesma se atropela e fala coisas que você acha que não têm nenhum sentido);

- Adaptabilidade e mudanças constantes (até porque é preciso, já que ela viveu vendo mudanças cósmicas acontecendo a todo momento, realidades sendo destruídas e refeitas), daí a sua fama de serem "bipolares";

- Comunicação, são extremamente comunicativos, podendo até serem fofoqueiros. Falam muito e parece que não falaram nada porque você não consegue seguir sua linha de raciocínio.

Também interpreto ela de uma visão psicoanalítica como o ID do nosso aparelho psíquico, a parte da nossa mente que não reconhece o "não", em que tudo é possível, responsável por toda a energia tanto do Ego quanto do Superego, que só quer saber daquilo que dá prazer, que é divertido, sem se preocupar com as consequências.

3 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Zoe - Análise Conceitual

Quero que a Zoe pegue fogo isso sim xD
Aronguejo

é bom ver essas análises avulsas pela internet... no caso da Zoe, eu achei a lore dela tão raza. Apesar dessa análise se prolongar em cima de signos, achei bem coerente

@GoldenBito escreveu:

é bom ver essas análises avulsas pela internet... no caso da Zoe, eu achei a lore dela tão raza. Apesar dessa análise se prolongar em cima de signos, achei bem coerente

Obrigado <3

Ela ficou mais restrita ao signo, mas também descorri um pouco sobre o porque da associação dela com o crepúsculo e com a psicoanálise de Freud, na parte do ID. Eu também ia falar sobre Arcane Trickster/Magic Thief que foram as classes/sub-classes de RPG na qual a Riot se inspirou para definir qual seria a jogabilidade dela e que papel ela assumiria no jogo, mas eles já explicavam isso bem detalhadamente na análise feita por eles mesmos.