cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

SONA - Uma campeã com potencial desperdiçado

Resolvido
Arauto

SONA - Uma campeã com potencial desperdiçado

Olá pessoal boa tarde. Bom criei esse post aqui pra falar sobre a Sona. Recentemente tivemos a atualização do Vazio com uma Lore incrível sobre Icathia e várias informações interessantes. Anteriormente tivemos muitas outras atualizações tais como : Piltover, Zaun, Noxus , Monte Targon... E é nesse ponto que quero chegar.

Lore

Atualmente se olharem na página do Universo Sona aparece como Demaciana ( antigamente aparecia como Ioniana ). Como sabem Sona nasceu em Ionia mas foi adotada por uma Demaciana e por ter trocado de região, atualmente ela é de lá. ( mais ou menos o que aconteceu com o Kayn que nasceu em Noxus mas foi pra Ionia e agora aparece como ioniano)

Mesmo com a atualização de Demacia, Sona não recebeu uma lore nova só um pequeno trecho que diz algumas poucas coisas... :

Sona é um dos maiores prodígios de etwahl de cordas em Demacia, falando somente através de seus acordes graciosos e de suas arias vibrantes. Seu comportamento refinado cativou os nobres, apesar de muitos suspeitarem que suas melodias fascinantes realmente emanem magia, um tabu em Demacia. Silenciosa com desconhecidos, mas compreendida de alguma forma por companheiros próximos, Sona dedilha suas harmonias não somente para aliviar a dor de seus aliados, mas também para derrubar inimigos desavisados.

Na Lore de Demacia podiam ter explorado a relação da Sona com algum campeão, talvez a Lux e deixado mais informações a respeito dessas. Ela é mais um personagem forte por ser.. Não há explicação para os poderes e habilidades dela e ,novamente um personagem com um passado misterioso.  Me pergunto se na atualização de Ionia com o rework da Irelia vão atualizar a Lore da Sona. =\

Quando lançaram o Jhin em 2016, podiam ter aproveitado pra contar mais algumas coisas à respeito dela ( por ela ter nascido Ioniana) e explorado a rivalidade de Jhin com ela por ela ser uma artista assim como ele. Porém sempre as coisas acontecem e Sona é deixada de lado. ( Daria pra construir uma rivalidade para ela... sei lá!? qualquer coisa).

Outro problema...

Ela era pra ser o campeão do Lol relacionado à música em todo seu aspecto artístico e letal... E no jogo as belas melodias que ela deveria tocar são barulhos bizarros e irritantes... Outros campeões que não são diretamente ligados à música como : Kled, bardo, kindred, Jhin, Yorick ( Arclight ) tem músicas mais interessantes do que as da Sona em suas versões clássicas:

A jogadora @Baby DoIl , sugeriu também de cada skin da Sona ter temas e eu acho que isso ia ser muito bom e digno para a campeã que é a mais correlacionada a músicas do game. Nas skins do Jhin a música muda de acordo com o tema da skin e ele tem váaarias músicas em algumas skins... o mesmo deveria ocorrrer com a Sona:

Ela não representa aquilo que ela deveria ser.  Lembro que uma vez falaram sobre RW sonoro na Sona no Boards e apresentaram outros jogos envolvendo classes que utilizam de música. A que me lembrou mais um som de harpa foi o game Lost Ark. O jogo poderia buscar uma qualidade de Som para as skills e passiva de Sona similares a isso mas com o diferencial da Sona e com mais músicas mesmo e não apenas notas soltas : 

O visual dela é OK ( embora o cabelo dela pudesse receber uma reconstrução pra ter um aspecto mais natural como do Taric ou do Kayn assassino das sombras ). A personalidade dela é bem superficial... podia ser melhor explorada também.

O kit dela também poderia receber uma atualização.. Embora muita gente goste do Kit dela, essa questão de auras musicais fica muito mal representada no jogo... Geralmente o que faz os players saberem que música Sona está tocando é a cor da skill.. Isso não é um problema, afinal dá mais clareza ao jogo mas as músicas que eram pra ser o principal... representam a emoção da skill muito mal.

Enfim... Eu acho a Sona com um potencial absurdo mas mal explorado e vocês o que pensam disso ?

Vlw galera.

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Arauto

Re: SONA - Uma campeã com potencial desperdiçado

Isso foi uma das coisas que eu reclamei com a Riot naquela pesquisa de opinião.

A Sona precisa URGENTEMENTE de um rework em todos os efeitos sonoros dela, no mínimo. Cada skin deveria ter uma trilha sonora diferente, com efeitos sonoros diferentes, músicas diferentes, enfim, tudo que for relacionado ao som. Ela é a campeã do jogo em que isso é o aspecto mais importante, mais até do que o Bardo, embora ele tenha efeitos sonoros melhores que ela.

Não que eu esteja querendo que todas as skins tenham 3 horas de música com mixagem específica que muda conforme o tempo da partida, igual a DJ Sona, mas algo próximo disso.

Mas, quanto ao kit, poderiam transformá-lo em algo mais interativo / complexo, desde que não mudem a principal característica dele que é afetar todos os aliados ao redor dela, porque além de ser uma marca característica da campeã, também faz parte do conceito de que a música é ouvida por todos os que estão em volta dela

101 RESPOSTAS
Aronguejo

Eu concordo com o seu ponto de vista, mas é um universo tão vasto, que alguns campeões realmente ficam de lado. Eu sempre me indago o porque da lore do Vel'koz não explicar o fato de ele ser o único monstro do Vazio com intelecto avançado, mas enfim, tudo tem seu tempo.
"Humanos não passam de imitação de macacos, deuses não passam de imitações de humanos." - Sousuke, Aizen.
Oni Tropa
Tropa

Concordo com você! Acho que o kit atual dela não faz jus a lore, nem a fantasia de jogar com um personagem relacionado a música. Queria muito um rework completo nela, acho o visual dela e o fato dela "flutuar" muito sem sentido também...

Highlighted
Aronguejo

Nao acho necessário que hajam mudanças de mecânica, pois seu kit de habilidades atual é simples e divertido, mas seria bem bacana se refizessem seus efeitos sonoros e contassem mais de sua lore.
Aronguejo

concordo, a sona é um minion atualmente.
Como os porquinhos grunhirão. Quando souberem como o velho Javali sofreu
King Ragnar Lothbrok
Arauto

Isso foi uma das coisas que eu reclamei com a Riot naquela pesquisa de opinião.

A Sona precisa URGENTEMENTE de um rework em todos os efeitos sonoros dela, no mínimo. Cada skin deveria ter uma trilha sonora diferente, com efeitos sonoros diferentes, músicas diferentes, enfim, tudo que for relacionado ao som. Ela é a campeã do jogo em que isso é o aspecto mais importante, mais até do que o Bardo, embora ele tenha efeitos sonoros melhores que ela.

Não que eu esteja querendo que todas as skins tenham 3 horas de música com mixagem específica que muda conforme o tempo da partida, igual a DJ Sona, mas algo próximo disso.

Mas, quanto ao kit, poderiam transformá-lo em algo mais interativo / complexo, desde que não mudem a principal característica dele que é afetar todos os aliados ao redor dela, porque além de ser uma marca característica da campeã, também faz parte do conceito de que a música é ouvida por todos os que estão em volta dela

Arauto

@Baby DoIl

Exatamente cara!!! E eu juro que não entendo o pq disso. A Sona é uma campeã que muita gente gosta, compra skin etc... se eles fizessem isso com certeza venderiam ainda mais skins dela. Ela precisa urgente de um RW sonoro no mínimo.. como você falou.

Cara eu dei o exemplo do Jhin no texto... ele não é um campeão diretamente relacionado à música como ela... embora seja um artista... e TODAS as skins dele tem algum efeito novo sonoro ( a SKT só na recall e nos tiros ), mas por exemplo a PROJETO, lua sangrenta, procurado... enfim TODAS muda TUDO nas músicas, são vários arranjos musicais temáticos da skin relacionados a música tema dele... PQ N FAZER O MESMO COM A SONA???? sério eu não entendo isso. Eu sei que existem outros campeões num estado muito pior que o da Sona.. mas ela tinha que entrar naquela lista de RW .

Arauto

@Overcurse

Eu entendo seu ponto de vista... mas não acho que deva ser uma desculpa pra Riot nem ao menos cogitar mexer nela. Pelo menos esteticamente e na parte sonora.

@S2AkuraS2

Concordo muito com você. Embora ela não seja uma prioridade atualmente por haverem outros campeões num estado crítico necessitando de rework, acho que ao menos uma melhorada visual e um bom rework sonoro iriam dar um ar muito mais interessante para a campeã. Seria bom também alterações nas falas e na lore para fazerem mais sentido com a história atual dela no jogo.

" Só você pode me ouvir invocador, que obra prima devemos tocar hoje" - Essa fala não faz mais sentido em seu VO.

Explorar a relação dela com outros campeões também deixaria ela menos rasa e mais interessante. Uma amizade com a Lux e outros demacianos e talvez uma rivalidade com o Jhin ( mesmo que indireta ou com o conhecimento dela sobre o assassino que deseja elimina-la ), poderiam dar mais caminhos na história dela.

Eu posso usar flâmula de comando para bufar a sona?
Tropa

na minha opinião a skill da sona é perfeita com o que a campeã representa, acho que não deveria mudar... mas a história realmente poderia ser mais aprofundada, é uma das melhores campeãs s2

Aronguejo

Com a atualização nos sons do jogo, pode ser que eles façam algo sobre a Sona, eu já vi muita gente discutindo sobre isso, com certeza a RIOT deve saber das reclamações... eu realmente espero que a Sona receba atenção em pelo menos um dos quisitos.
Aronguejo

Eu sou main Sona então pra mim ela tem que ser a campeã mais forte do jogo, com todas as skins de todos os temas e com as melhores animações que os artistas possam fazer.

Mas brincadeiras à parte, eu achei que a Sona poderia ter recebido uma lore um pouco melhor depois da chegada do "rework" das lores de Demacia (mesmo achando que ela deveria ter continuado como Ioniana). Esperava que a tornassem alguém com o mínimo de importância para Demácia/Ionia.

Mesmo adorando a personagem e seu estilo de jogo, sinto que falta um "tchã" especial pra ela.Sinto que ela não passa a ideia de musicista que ela deveria ser, sendo que até mesmo na skin LENDÁRIA dela (DJ Sona) não te dá a sensação de ela ser uma campeã relacionada à música tem a "passiva" de tocar a música para os aliados, mas é só isso.

Anyway... Riot, dá um carinho pra minha Soninha, plz.Heart

Aronguejo

Minha Main!

''Eu tenho um presente mágico pra você, lá vai!'' - Zoe -
Dragão

Pse , a rito só pensa nos Champs que o povo mais usa, enquanto o resto? deixa pro canto
Aronguejo

Concordo, os main's Sona que não me levem a mal mas eu acho o visual dela feio e o gameplay entediante, mas esse não é o ponto... A musica da Sona poderia sim ser muito explorada e a Riot tem toda a capacidade pra fazer isso, uma prova disso é so dar uma olhada na musica tema dos Kindred (que melodia viciante, chega a arrepiar) tem muitos personagem que não usam musica diretamente mas usam... que dão um ''show'' na Sona, Bardo por exemplo, o som de quando ele pega os sinos e vai aumentando e de arrepiar... Mas parece que so a equipe de skins lembra dela.

Uma campeã que eu sinto isso que você sente com a Sona é a Soraka. Mas calma tanto Soraka quanto Sona são ionianas e vai ter o rework da Irelia, e junto do rework vem novas lores. Quem sabe não atualizem a lore das duas? Até porque a lore da Soraka não faz mais sentido desde o rework do Ww.

E sobre o visual da personagem, ele foi atualizado junto com o rework de habilidades dela, mas acho que uma textura e animações novas no cabelo dela ficariam legais, a nível Janna Espada Sagrada (o cabelo dela nessa skin ficou maravilhoso). 

E também queria um kit mais relacionado a música e interativo/complexo. Ela é divertida, mas é meio sem sal igual a personalidade dela (desculpa aos mains Sona, mas a falta de exploração da lore dela deixa ela um personagem bem dispensável e sem personalidade, além de ser passiva demais)

Aronguejo

Cho'Gath apesar da aparência tbm possui umnintelecto avançado.
Aronguejo

@Démon Sadiqueescreveu:

E também queria um kit mais relacionado a música e interativo/complexo. Ela é divertida, mas é meio sem sal igual a personalidade dela (desculpa aos mains Sona, mas a falta de exploração da lore dela deixa ela um personagem bem dispensável e sem personalidade, além de ser passiva demais)

Concordo com você no que disse (exceto na parte de ser passiva demais, isso depende do jogador e do matchup). Eu espero que com o rework da Irelia (e uma possível att nas lores de Ionia) minha Soninha receba uma melhorada nessa lore básica dela (que é bem sem graça, não faz nenhuma relação com nenhum personagem exceto a "mulher rica de Demácia" e não tem interação NENHUMA).

Aronguejo

Gente na questão de kit de habilidades eu acho a sona extremamente roubada,eu ja perdi a conta da quantidade de TF que eu consegui virar com ela com apenas um Turibulo e um Graal ... Agora visualmente falando, eu acho que ela merecia um rework mesmo, mas tem muito champ pior que ela.. tipo Nunu, Fidle, Shaco, Udyr então nem se fala..então né