cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Conhecendo mais sobre os Menshen, os guardiões de porta chineses!

Highlighted

Conhecendo mais sobre os Menshen, os guardiões de porta chineses!

Hey pessoal!

Aproveitando o evento do Festival Lunar? Hoje eu vim aqui trazer pra vocês um pouco mais de conhecimento, dessa vez sobre a lenda da mitologia chinesa que deu base às skins desse ano: os Menshen, ou deuses/ guardiões de porta chineses.

Eles são parte da religião popular chinesa, que tem sua origem no povo Han. Essa religião prega coisas como a veneração da força da natureza e dos ancestrais, exorcismo de forças malignas, e crença na ordem racional da natureza que pode ser influenciada pelos humanos e seus governantes, além dos espíritos e deuses. Mas voltando ao foco do tópico, o que seriam esses guardiões de porta?

Os Menshen (門神 no chinês tradicional ou 门神 no simplificado) são utilizados para prevenir a entrada de espíritos malignos e facilitar a entrada dos espíritos bons. No início o povo Han utilizava imagens dos deuses Shenshu e Yulü, pintando neus nomes ou suas imagens nas portas. A partir da dinastia Tang, os mais populares se tornaram Qin Shubao e Yuchi Gong, dois generais deificados. Outros deuses comumente utilizados são Wei ZhengZhong Kui, e em alguns casos outras divindades são utilizadas por motivos diferentes, como as feras Dragão Azul e Tigre Branco (dois dos quatro símbolos das constelações chinesas) ou os demônios Qianliyan e Shunfeng'er (companhias da deusa marítima Mazu) em templos Taoístas.

Outras curiosidades: os guardiões devem ser colocados sempre encarando um o outro, ter um de costas para o outro é considerado um presságio de azar; antigamente eles eram pintados ou esculpidos em madeira, mas atualmente o mais comum é imprimir uma imagem e colar nas portas ou colocar estátuas do lado da entrada; eles geralmente são substituídos a cada ano novo chinês (que esse ano é dia 16!); e eles representam a dualidade da filosofia chinesa Wen (文) e Wu (武), correspondentes  ao 'civil' e 'militar'. Algo interessante desse conceito é que os deuses militares são baseados em generais do passado e são utilizados para afastar espíritos ruins e más influências, enquanto os deuses civis são baseados em estudiosos e têm como missão atrair os espíritos bons e boa sorte. Ou seja, o Nasus teria sido escolhido para ser o Wen enquanto o Warwick representa o Wu (além deles serem representantes 'caninos' e ser o ano do Cachorro). Boom, mindblown!

Espero que continuem aproveitando o Festival Lunar, e até a próxima! o/

17 RESPOSTAS

Re: Conhecendo mais sobre os Menshen, os guardiões de porta chineses!

Que bacana, não imaginava que as skins teriam um significado mais profundo do que serem cachorros

Ótimo post Clockwork! Eu já tinha conhecimento parcial do tema do post por sempre ter me interessado pela cultura asiática de modo geral e, ter jogado alguns jogos com a temática Wuxia que abordavam em suas lores sobre guardiões de portões. De qualquer forma é muito bom ver posts que criem um paralelo entre eventos e histórias do lol e suas respectivas referências.

Dragão

Muito legal! Eu acho muito foda toda a temática por trás dos desenvolvimentos no LOL, é um dos únicos jogos que aproveitam culturas etc, para desenvolver conteúdos que não sejam tão superficiais.

Tropa

Que legal, eu não sabia disso  Man Surprised

Arauto

E eu achando que essas skins eram uma homenagem ao trick2g, o fundador do gatez no jutso

Arauto

os main 

TOPZERA D+ MY LIROU FIREND
Dragão

Bem massa mesmo, só pelo visual já é incrível e ainda tem um baita conceito por trás. Só ficou de bobeira a Lux, que daí foi estratégia pura e comercial mesmo HAHAHA
Arauto

Muito bom. 

É legal da parte da Riot dar mais profudidade pra essas skins, afinal hoje em dia todo jogo faz evento com skins desse tema. Isso é meio que um diferencial legal. 

Só espero que ano que vem tenham o mesmo nivel de proficionalismo. 

E a Lux ganhou skin, porque mesmo?

Nice! Adoro quando a Riot posta os Concepts e como eles chegam àquelas ideias etc! Poderiam fazer isto mais vezes :3 

Smiley Tongue

Barão

Adorei as informações !

Sou fascinado pela cultura chinesa e outras do Oriente.

Façam mais posts sobre curiosidades históricas como este.
Arauto

Adorei as explicações.
Aproveitar da cultura alheia e dar seus créditos a ela é o mais brilhante a se fazer.
Gostei muito da história, parabéns Rito!

Esse portão parece aquele do jutso do Orochimaru kkkk
Aronguejo

Só eu que abriu o post achando que seria uma sátira aos "main shen" ? :v
"Humanos não passam de imitação de macacos, deuses não passam de imitações de humanos." - Sousuke, Aizen.

muito legal vcs estarem fazendo um elo entre as coisas do lol e da vida real principalmente em divindades e religioes. muito bom continoiu assim.

Nossa cara, que bacana ! Achei que as skins não tinham algum nexo, mas vejo que a riot trabalha bastante nisso.

https://uploaddeimagens.com.br/images/001/311/137/full/Blue_Wood.png?1519910630

acho que ficaram muito fodas! Mas acho que no lugar da Lux uma skin pro Aurelion Sol cairia melhor!