cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Análise Ficcional] Monte Targon — Parte VIII: Epílogo, Teorias, Projetos e Curiosidades Targoniana

Highlighted
Aronguejo

[Análise Ficcional] Monte Targon — Parte VIII: Epílogo, Teorias, Projetos e Curiosidades Targoniana

Análise Monte Targon

— Penúltimos Detalhes Massificados

A Inspiração no Monte Olimpo e Mitologia Grega

Esta teoria diz respeito às semelhanças existentes entre o Monte Targon e o Monte Olimpo, e os Aspectos e a Mitologia Grega. A primeira comparação se dá pela localização do Monte Targon, descrito como a maior Montanha de Runeterra, afastado de tudo, assim como o Monte Olimpo, que se situaria no topo de uma imensa e altíssima montanha, onde os humanos não poderiam chegar.

Além disso, há a semelhança entre o Targon Real e o Olimpo propriamente dito, em que os dois são construções suspensas sob o topo da Montanha, e de arquitetura épica.

Monte Olimpo

Agora, com relação às divindades, podemos comparar os Aspectos aos deuses gregos, e os recipientes aos semideuses, uma vez que os Aspectos parecem representar fenômenos cujos deuses representam domínio (como o Sol e a Lua, por exemplo). Além disso, seus corpos humanos (recipientes de Aspectos) são mortais, enquanto os Aspectos propriamente ditos são imortais; assim como na mitologia grega, em que os semideuses (filhos de deuses com humanos) também são mortais, mesmo tendo sangue divino (ou seja, pais imortais, equivalentes aos Aspectos propriamente ditos). Mas é claro que é apenas uma comparação análoga, e não significa que o Aspectos fazem filhos com seus recipientes, por favor.

Então, cada Aspecto parece ter sido inspirado em algum dos deuses do Olimpo, veja:

• O Aspecto que “encarnou” em Atreus, o Pantheon, equivale a Ares, o deus da guerra, fúria e batalha;
  • O Aspecto que “encarnou” em Leona, o Sol (menino quimérico dourado), equivale a Apolo, o deus do Sol, da luz do dia, da confiança;
  • O Aspecto que “encarnou” em Diana, a Lua (mulher velha e misteriosa), equivale a Ártemis, a deusa da Lua, da noite, da caçada;
  • O Aspecto que “encarnou” em Taric, o Protetor (constelação em forma de homem), equivale a Hera, deusa da proteção, rainha das deusas;
  • O Aspecto que “encarnou” em Zoe, o Aspecto do Crepúsculo, equivale a Hermes, deus mensageiro, das travessuras, da aceleração.

Muitas outras são as semelhanças entre o Monte Targon e o Monte Olimpo, os Aspectos e encarnações e os deuses e semideuses, e que você pode verificar lendo/ouvindo as histórias dos personagens relacionados.

Egípcios

Apesar da inspiração no Monte Olimpo, algumas coisas da religião Solari estão muito ligadas a Rá, deus do Sol egípcio, inclusve em Rá’Horak. Seria este um indício de que os povos rakkorenses são descendentes shurimanes?

As Outras Tribos

Através da leitura, fica claro que existem outras tribos ao redor da Montanha e, aparentemente, todas elas estão ligadas aos Solari. Mas não há grandes histórias envolvendo estas tribos, somente os Rakkor, por serem de grande importância para a construção dos Campeões do Monte Targon (Facção).

Quem seriam os habitantes destas outras tribos? Quais seriam seus estilos de vida, aparência, cultura, costumes, etc? Existirão Campeões destas tribos um dia, ou só os Rakkor são importantes de fato?

Os Povos Peregrinos e Invasores

A maioria dos invasores que são mostrados ao longo da história dos personagens do Monte Targon referem-se aos bárbaros pagãos, ou seja, os habitantes de Freljord e provavelmente exilados de Avarosa, integrantes da Garra do Inverno ou ainda, recrutas Praeglacius, quem sabe? Afinal, quais seriam os motivos de tanta insistência em atacar os povos da base da montanha? Seriam saques para garantia de sobrevivência, tentativa de colonização/exploração ou seria uma missão de extermínio para algo maior? Enfim, vários são os motivos para que os bárbaros do norte ataquem a montanha, especialmente a Garra do Inverno.

Quanto aos peregrinos, aparentemente em sua maioria são almas destemidas que não querem confusão com os povos locais e por isso são bem recebidos. Até porque, a subida à montanha é incentivada entre eles mesmos.

Aurelion Sol, o Titã

Ainda comparando à mitologia grega, em que os Aspectos são deuses, as “encarnações” semideuses e o Monte Targon seria o Monte Olimpo, Aurelion Sol equivaleria a um titã, algo acima dos deuses, mas que, assim como na mitologia grega, são "destronáveis". (Ao ler a história do Aurelion Sol você vê que ele foi enganado pelos Aspectos, algo parecido com o destronamento de Cronos na mitologia grega, talvez?).

Bardo e Soraka

Bardo tem uma dívida muito grande com a comunidade: seu vídeo “Montanha” nunca revelou de fato que montanha era aquela, e pior, que pedra azul era aquela. Hoje sabemos que não pode ser Aurelion Sol, e também não parece o Monte Targon, mas, ainda assim, Bardo tem uma relação peculiar com Aurelion Sol, que por sua vez está ligado ao Monte Targon. Podemos esperar contos sobre Bardo e, desta vez, essa montanha propriamente dita? Seria ele, assim como Aurelion Sol, um titã?

Quanto a Soraka, obviamente o que temos sobre ela hoje vai mudar. Ela já passou por três mudanças e nenhuma conseguiu acertar seu lugar de forma convincente. Mas, temos que lembrar que estas mudanças aconteceram antes do Monte Targon ser oficialmente revelado. Soraka e a temática das estrelas têm tudo a ver com o Monte Targon e com certeza eles deverão estar diretamente ligados no futuro.

— Projetos Pessoais

Como um criador de conteúdo, e caso tenha lido até aqui e gostado de minha escrita, sabia que tenho alguns outros projetos relacionados ao Monte Targon especificamente:

• No passado, criei um campeão chamado Vitiserg (sim, o nome é inspirado em Hvitserk), que seria um contador de histórias que seria fundido ao Aspecto que equivaleria a Hermes, mas, agora que Zoe foi lançada, terei de repensar no campeão e seu Aspecto. No entanto, caso queira ler assim mesmo, aqui estão alguns links: Biografia e Conto e Mecânica em Jogo;
  • Estou trabalhando em uma sugestão para o retrabalhamento futuro de Soraka, incluindo sua mecânica em jogo, para se tornar mais coerente, no entanto, não saiu do papel ainda;
  • Como eu apontei para as semelhanças entre o Monte Targon e o Monte Olimpo, tenho um projeto ambicioso de criar campeões relacionados aos 12 deuses do Olimpo, mas, no momento, apenas trabalhei em Vitiserg — e terei que retrabalhar haha, triste.

— A Despedida Momentânea

Se você leu tudo, agradeço de coração e espero que tenha gostado, pois deu muito trabalho. Caso tenha se interessado pela minha escrita, me adiciona no LoL (Incorvo) e vamos conversar, e como último pedido: dê um “GG” e ajude uma pessoa que quer dedicar a vida profissional à criação ficcional.

Novamente, obrigado por ter lido, sou muito grato.

— Todas as Partes

• Parte I: Prefácio da Montanha

Parte II: Monumento Mítico

Parte III: Restante Cultural

Parte IV: A Jornada ao Firmamento Cósmico

• Parte V: Divindades Além do Topo

Parte VI: Campeões do Mundo

Parte VII: A Tragédia de Aurelion Sol e o Vazio

Parte VIII: Epílogo, Teorias, Projetos e Curiosidades Targoniana

"Just another crow among the darkness" — Incorvo
4 RESPOSTAS
Arauto

Re: [Análise Ficcional] Monte Targon — Parte VIII: Epílogo, Teorias, Projetos e Curiosidades Targon

Cara, eu não li porque to com preguiça. Mas o pouco que li me deixou muito interessado. Parabéns pelo trabalho ( fiquei na dúvida se são teorias suas ou um compilado, mas ok)

Uma pequena sugestão, já que esse é o Texto 8 ( Parte VIII , como diz o título )... Você poderia deixar os Links para os outros ( muitas pessoas, vou me incluir aqui ) não tem muita paciência de ficar dando busca em "Monte Targon - Parte I, ... - Parte II .... - Parte III...." etc
Aronguejo

Re: [Análise Ficcional] Monte Targon — Parte VIII: Epílogo, Teorias, Projetos e Curiosidades Targon

É uma análise e profunda e teorias minhas xD

Obrigado pelo comentário e pela sugestão, vou compilar os links aqui na última parte! 

Fala meu brother
Eu acabei de ler todos os seus tópicos e pra falar, gostei muito.
Apenas não entendi uma coisa em determinado tópico; No qual você diz que Atreus fez parte dos Ha-Rorak. Poderia me explicar esta parte.
Abraços e Fé na luta.
Aronguejo

Opa, e aí meu bom! Obrigado por ler, já fazia tanto tempo que ninguém comentava que eu tinha até esquecido, haha.

Tive dificuldade para localizar, mas achei, e agradeço por ter comentado! Eu queria ter escrito "Rakkor", não "Ra-Horak", AHAHA, inclusive o Pantheon tem uma espécie de richa/ranço dos Ra'Horak, implícita, porque ele tinha uma rivalidade com a Leona e também ficou frustrado quando os Ra'Horak não foram ao encontro dos recrutas naquele teste em que eles foram assassinados por invasores. 

De novo, obrigado por ler Smiley Happy