cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

[Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

Oooi, clã! Tudo bem? (pf sei que falo muito não desistam de mim tão rápido!!11!um!)

 

 

Aqui é Juliana (ou Fishbones), e eu trabalho na equipe de Localização da Riot aqui no Brasil. Nós somos responsáveis por trazer o jogo em português pra vocês e também cuidamos de todas as dublagens do League.

O motivo de eu ter vindo conversar com vocês hoje é que ontem soltamos o trailer de gameplay do novo Aatrox e percebi que muita gente ficou frustrada com a nova dublagem - tanto em termos de voz quanto de tom -, então queria dar um pouco mais de contexto sobre como as decisões foram tomadas nesse projeto.

 

Vamos começar falando sobre o VGU (visual gameplay update, ou atualização visual e de jogabilidade) como um todo. Do lado da Riot, fazer um VGU é um passo que demanda coragem. Por que? Porque isso significa pegar um Campeão já conhecido e amado pela comunidade, e mudá-lo quase que completamente. Mexemos na história, habilidades, estilo de jogo, personalidade... a gente basicamente pega o boneco e remonta ele do zero.

Pra quem ama o Campeão como ele era antes também é um baita desafio porque abraçar o novo nunca é uma coisa fácil, principalmente quando esse ~novo representa uma transformação completa.

É em momentos assim que peço que vocês olhem pra trás e confiem em mim quando digo que essas decisões são tomadas pensando em vocês. Mudamos Campeões pra que eles se adequem melhor ao atual estilo do jogo, pra que possamos oferecer uma história mais completa e uma qualidade visual que esteja de acordo com a qualidade atual do League. Pode ser puxado aprender e aceitar o boneco de novo, mas prometo que vale a pena.

 

Dito isso, vamos à dublagem nova do Aatrox. Sabemos que a voz antiga dele é uma das mais icônicas que o League já recebeu. Com elegância e imponência, o Campeão ficou conhecido por falas marcantes e um discurso de tom leve, mas carregado de rancor. Na hora de dublarmos o novo Aatrox, decidimos mudar a abordagem em cima da sua personalidade: ele se tornou um capetão carregado de ódio, de voz rasgada, bolado por estar "preso" em uma forma humana. Essa boladez dele é o que faz ele parecer tão raivoso, porque ele sente que aquela forma pode ser uma limitação do poder gigantesco de destruição e caos que ele tem, e isso é traduzido não só na maneira que o ator (Hércules Fernando, do RJ) usou sua voz, mas também nas nossas escolhas de localização pras falas e no processamento usado em cima da voz. Num jogo como League, arrisco dizer que as habilidades do Campeão e sua voz são os indicadores mais fortes da sua personalidade, por isso que, no caso do Aatrox, optamos por trocar a elegância pela agressividade.

 

Quando recebemos um projeto de dublagem, recebemos também um pacote com todas as falas originais em inglês. O processo de escolher a voz usa essas falas como norte pra que possamos escolher a nossa. Se vocês ouvirem a voz do Aatrox em inglês, espanhol ou japonês, verão que todas as regiões focaram nesse tom rasgadão, bem odioso, rei da carnificina. Entendo que possa ser difícil sacar tuuuudo isso com um teaser de 1 minutinho mas, quando lançarmos o Campeão, peço que vocês deem uma chance ao Aatrox novo - não só em termos de dublagem, mas como um todo. Prometo que o Campeão tá muito manero. Coloca um death metal ou um metalcore e começa a fatiar quem ousar se opor à você no top \o/

 

Ontem passei um tempo lendo o feedback de vocês e queria agradecer cada pessoa que expressou sua opinião. Sempre digo que o League é um jogo construído muito mais por vocês do que por nós, afinal, é pra vocês que fazemos isso tudo. Ouvir o que vocês tem a dizer, seja positivo ou negativo, é muito importante pra que a gente tome decisões com o feedback da comunicade em mente e, dessa forma, continue buscando entregar o melhor jogo possível pra vocês <3

Valeu todo mundo que leu tudo isso e estarei por aqui pra conversarmos sobre esse tópico ou pra tirar qualquer outra dúvida que vocês possam ter sobre localização ou dublagem!

 

- Fishbones 

120 RESPOSTAS
Arauto

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

c*r*lh****u Textao kkkkk
vamo ver oque tem a dizer... ( lendo )



"Conquanto o mar possa ser o nosso lar, o Céu é o nosso destino"

Tropa

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

 Tudo o que vocês - pessoal que trabalha com loc aqui no Brasil - faz, vocês fazem MUITO bem feito. E dito isso: tô confiante de toda a escolha por trás da nova voz e rework do Aatrox. <3

 

Sucesso, bebês! Smiley Happy

Arauto

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

eu demorei a gostar dele quando vi, parecia muito nu, mas agr to vendo outras coias e passei a gostar dele, eu n vi a dublagem ainda ( vou ver quando em casa ), mas eu entendo o seu trabalho e espero que tenha ficado bom kkkk

ps: espero que n tenham tirado o gritinho que ele soltava quando dava um AA, era muito engraçado kkkkk "YAAAI" "AAAAH!" ( imagina uma meninha dizando isso, so que com 1,80, asas e chifres )



"Conquanto o mar possa ser o nosso lar, o Céu é o nosso destino"

Highlighted
Aronguejo

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

O fato é que toda a equipe fez um trabalho sensacional, porque ficou muito próximo do idioma original. O problema, é que o original em inglês tirou muita coisa marcante do personagem, então a culpa da frustração não foi a localização brasileira, que na minha opinião, ficou melhor que a original.

Falando em localização, sabe me dizer quem é a nova voz do Swain? Estou me divertindo muito com o campeão e queria saber quem é a voz dele

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

Oi, Fishbones.
Então, no meu ponto de vista, a frustração maior veio por conta do pitch da voz do novo Aatrox e também da qualidade do áudio do trailer.

A voz do ator é muito mais aguda do que se espera quando se vê um monstro da guerra e da destruição com asas enormes com uma espada falante e viva. Digo isto porque até a voz do Rhaast - que é uma foice - é mais grave. E nas falas do personagem (digo na voz original, ainda não ouvi a localização completa) a gente inclusive encontra o Aatrox zoando o Rhaast por ter escolhido uma foice como receptáculo.

Além disso, a música e a voz, no trailer, não estão homogêneos como no trailer original e isso pode ter gerado estranhamento (porque eu estranhei). Talvez seja só uma questão de nivelamento do som, não sei.

Bom, como você pediu, vou esperar para ver o produto final, mas a minha primeira impressão não foi muito boa.
Beijocas.
Aronguejo

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

aproveitando que o post é sobre localização, poderiam dar uma olhada na fala de seleção do yorick? ele tá com a fala do yorick antes do rework...
"Quanto mais escura a noite, mais brilhante as estrelas."
-Braum
Tropa

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU



Aatrox era o único motivo que eu tinha para jogar League, em todo o tempo em que Aatrox ficou disponível no jogo o maior defeito que ele tinha, era não possuir um item que atendia as necessidades dele no começo do jogo, isso fez com fosse difícil de entender qual era a forma certa de se jogar de Aatrox, fazendo como somente os players q entendiam todas as fraquezas do campeão soubessem jogar com ele, não é atoa que os players que conhecem o Aatrox possuem uma taxa de winrate, ele sempre teve winrate porque os poucos que jogam com ele sabem como se deve jogar com ele, e nos últimos paths o Aatrox nunca esteve tão perfeito dentro do jogo, já que seu maior defeito foi suprido com a chegada da Chuva de Canivetes que é tudo oq o Aatrox precisa no começo do jogo Ad e Atk Speed. Eu como jogador de Aatrox desde o seu lançamento, fiz questão com que ele fosse o 1° Champ que eu teria m7 quando o sistema de maestria entrou no jogo, digo que odiei do fundo meu coração que vocês transformaram o Aatrox em um Champ de acertar skill, eu não teria problemas com voz diferente,aparência diferente, de vcs terem tirado asa dele quando ele não está ultado, do andar dele parecer estar mais pesado, de ele ficar segurando a espada com as duas mãos o tempo todo(Odiei mt isso), nada disso seria uma problema, conseguiria me acostumar com o tempo, mas fazer ele virar uma Riven 2.0 eu não sei oq fazer, não tem nada no kit dele agora que possibilite eu fazer uma build de Atk Speed e Ad como antes, agora é Cutelo e Dança da Morte e full tank. Atéh o lançamento dessa Riven 2.0 no lol vou jogar o máximo de partidas com o Aatrox e depois dar adeus ao League.

Aronguejo

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

Enquanto lia o segundo parágrafo só pensava no antigo Swain, vai deixar saudades hahahaha
Até agora todos os RW, seja na Lore,Habilidades,etc foram perfeitos (exceto o swain).

 

Btw, eu até que gostei da nova narração

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

A voz ficou horrível. Tipo muito ruim mesmo.
O tom e tudo mais achei muito parecido com os demais, mas o dublador não combinou nem um pouco, no Brasil tem um demônio gigante dominado por um ser maléfico que faz voz roca de criança. A Riot ta deixando muito a desejar em questão de dublagem de uns campeões para cá, Irelia, Pyke, Swain, skins da Riven e Yasuo. ficaram muito ruins, não criticando o dublador em questão, mas a escolha dele para aquele personagem e o tom colocado não ficou bom. Uma prova disso é o Swain sendo refeito e a comunidade reclamando sobre todos os outros.
Acho a dublagem do League uma das melhores do BR, pois alem de referencias a nossa cultura ela também sempre se encaixou muito bem, mas ultimamente ta bem difícil defender vocês. Torcendo muito para um redublagem.

Fora isso da voz eu gostei muito do resto, senti uma falta de mudanças nas Splash Arts, mas como a Riot já tinha dito a mudança principal seria na mecânica e não visual. Mecânica que por sinal está incrivelmente difícil e boa.
Arauto

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

Eu gostei da dublagem, está bem feita. O que me incomoda é a mudança na personalidade dele, como você diz ele é um personagem iconico, não pelo seu gameplay, mas sim por sua lore, sua elegancia e tudo mais. Não sou main Aatrox, mas ele é um dos meus personagens favoritos da vida, quando eu ouvi a voz raivosa dele no video, eu me senti triste... não somente pela mudança, mas eu acho que é uma grande PERDA para o league of legends perder o que é o Aatrox, suas falas deveriam tocar a alma e não os ouvidos. Ainda não li a sua nova lore, mas me deixa muito triste ver que vocês irao fazer dos Darkins seres raivosos, e sem filosofia alguma, sem nenhuma moral...

Eu não tenho nada a reclamar de vocês responsaveis pela localização, esta tudo bem feito, o problema é na matriz da criação

Acadêmico de Piltover

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

então, a voz dele em português tem sim um pouco de intonação com a em inglês, porém em br ficou muito estranho. Não ficou uma voz rasgada de um capetão do quinto dos infernos, parece mais um capetinha atentado kkkkk, olha, se quiser nois se ajeita e eu redublo ele de boa sdiufsdufh

Fiqυє αтяáร dє Bяαυм!

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU


@Hiyota@  escreveu:
eu demorei a gostar dele quando vi, parecia muito nu, mas agr to vendo outras coias e passei a gostar dele, eu n vi a dublagem ainda ( vou ver quando em casa ), mas eu entendo o seu trabalho e espero que tenha ficado bom kkkk

ps: espero que n tenham tirado o gritinho que ele soltava quando dava um AA, era muito engraçado kkkkk "YAAAI" "AAAAH!" ( imagina uma meninha dizando isso, so que com 1,80, asas e chifres )



"Conquanto o mar possa ser o nosso lar, o Céu é o nosso destino"

Espero que você goste Smiley Happy
Como eu falei no post, é "precipitado" julgar um resultado final por um vídeo de 1 minuto - o trabalho do ator vai beeem além daquilo mostrado. Acho que vale dar uma chance e posso te garantir que temos 0 gritinhos =P só uns berros nervoso HAHAHA

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU


@Goodboy Galio@  escreveu:
O fato é que toda a equipe fez um trabalho sensacional, porque ficou muito próximo do idioma original. O problema, é que o original em inglês tirou muita coisa marcante do personagem, então a culpa da frustração não foi a localização brasileira, que na minha opinião, ficou melhor que a original.

Falando em localização, sabe me dizer quem é a nova voz do Swain? Estou me divertindo muito com o campeão e queria saber quem é a voz dele


Queria começar te agradecendo pelo elogio! Fico muito feliz em ter agradado no quesito entrega! Sobre ter mudado tanto, é o que eu disse - o VGU sugere essa mudança, esse "renascimento" do personagem dentro da sua própria essência. Ainda temos bastante conteúdo do Aatrox pra soltar nos próximos dias, então minha sugestão é que você fique de olho nas notícias e, caso tenha interesse, mergulhe no novo Aatrox. Vai que ele acaba te conquistando ^^

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU


@Cleusinete BDSM@  escreveu:
Oi, Fishbones.
Então, no meu ponto de vista, a frustração maior veio por conta do pitch da voz do novo Aatrox e também da qualidade do áudio do trailer.

A voz do ator é muito mais aguda do que se espera quando se vê um monstro da guerra e da destruição com asas enormes com uma espada falante e viva. Digo isto porque até a voz do Rhaast - que é uma foice - é mais grave. E nas falas do personagem (digo na voz original, ainda não ouvi a localização completa) a gente inclusive encontra o Aatrox zoando o Rhaast por ter escolhido uma foice como receptáculo.

Além disso, a música e a voz, no trailer, não estão homogêneos como no trailer original e isso pode ter gerado estranhamento (porque eu estranhei). Talvez seja só uma questão de nivelamento do som, não sei.

Bom, como você pediu, vou esperar para ver o produto final, mas a minha primeira impressão não foi muito boa.
Beijocas.


Valeu pelo teu feedback técnico, achei super válido! Vou dar uma olhada em todos os pontos que você levantou, e te agradeço a paciência de ver o trampo final. Espero de coração que você goste e, se quiser discutir mais depois de ouvir tudo, me manda uma mensagem aqui ou mention no Twitter (@RiotFishbones).

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU


@Doctor Mobius@  escreveu:
aproveitando que o post é sobre localização, poderiam dar uma olhada na fala de seleção do yorick? ele tá com a fala do yorick antes do rework...


Simmmm, valeu o toque! Olharemos por aqui!

Tropa

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU

O que li aqui foi só bosta, desculpa mas vocês tentam dar desculpa em tudo, fazem uma MERDA e querem limpar depois com pelavras sem sentido algum querendo mudar totalmente o campeão por conta de idiotas, campeoes que tão ai a muito mais tempo não foi mudados ainda ai vêem mudar aatrox e fazem uma merda dessas... ver algo que eu gostava muito no league q era o impacto que ele trazia na tf, no jogo ir embora assim me intristesse. Cade a voz marcante que vocês prometeram, cadê o massacre que ele causava, zoada de sangue quando ele batia ? pra mim vcs fizeram um garen vermelhor que pula que nem a riven.

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU


@Lykr@  escreveu:

@Me Llamo Toquio@  escreveu:

Oooi, clã! Tudo bem? (pf sei que falo muito não desistam de mim tão rápido!!11!um!)

 

 

Aqui é Juliana (ou Fishbones), e eu trabalho na equipe de Localização da Riot aqui no Brasil. Nós somos responsáveis por trazer o jogo em português pra vocês e também cuidamos de todas as dublagens do League.

O motivo de eu ter vindo conversar com vocês hoje é que ontem soltamos o trailer de gameplay do novo Aatrox e percebi que muita gente ficou frustrada com a nova dublagem - tanto em termos de voz quanto de tom -, então queria dar um pouco mais de contexto sobre como as decisões foram tomadas nesse projeto.

 

Vamos começar falando sobre o VGU (visual gameplay update, ou atualização visual e de jogabilidade) como um todo. Do lado da Riot, fazer um VGU é um passo que demanda coragem. Por que? Porque isso significa pegar um Campeão já conhecido e amado pela comunidade, e mudá-lo quase que completamente. Mexemos na história, habilidades, estilo de jogo, personalidade... a gente basicamente pega o boneco e remonta ele do zero.

Pra quem ama o Campeão como ele era antes também é um baita desafio porque abraçar o novo nunca é uma coisa fácil, principalmente quando esse ~novo representa uma transformação completa.

É em momentos assim que peço que vocês olhem pra trás e confiem em mim quando digo que essas decisões são tomadas pensando em vocês. Mudamos Campeões pra que eles se adequem melhor ao atual estilo do jogo, pra que possamos oferecer uma história mais completa e uma qualidade visual que esteja de acordo com a qualidade atual do League. Pode ser puxado aprender e aceitar o boneco de novo, mas prometo que vale a pena.

 

Dito isso, vamos à dublagem nova do Aatrox. Sabemos que a voz antiga dele é uma das mais icônicas que o League já recebeu. Com elegância e imponência, o Campeão ficou conhecido por falas marcantes e um discurso de tom leve, mas carregado de rancor. Na hora de dublarmos o novo Aatrox, decidimos mudar a abordagem em cima da sua personalidade: ele se tornou um capetão carregado de ódio, de voz rasgada, bolado por estar "preso" em uma forma humana. Essa boladez dele é o que faz ele parecer tão raivoso, porque ele sente que aquela forma pode ser uma limitação do poder gigantesco de destruição e caos que ele tem, e isso é traduzido não só na maneira que o ator (Hércules Fernando, do RJ) usou sua voz, mas também nas nossas escolhas de localização pras falas e no processamento usado em cima da voz. Num jogo como League, arrisco dizer que as habilidades do Campeão e sua voz são os indicadores mais fortes da sua personalidade, por isso que, no caso do Aatrox, optamos por trocar a elegância pela agressividade.

 

Quando recebemos um projeto de dublagem, recebemos também um pacote com todas as falas originais em inglês. O processo de escolher a voz usa essas falas como norte pra que possamos escolher a nossa. Se vocês ouvirem a voz do Aatrox em inglês, espanhol ou japonês, verão que todas as regiões focaram nesse tom rasgadão, bem odioso, rei da carnificina. Entendo que possa ser difícil sacar tuuuudo isso com um teaser de 1 minutinho mas, quando lançarmos o Campeão, peço que vocês deem uma chance ao Aatrox novo - não só em termos de dublagem, mas como um todo. Prometo que o Campeão tá muito manero. Coloca um death metal ou um metalcore e começa a fatiar quem ousar se opor à você no top \o/

 

Ontem passei um tempo lendo o feedback de vocês e queria agradecer cada pessoa que expressou sua opinião. Sempre digo que o League é um jogo construído muito mais por vocês do que por nós, afinal, é pra vocês que fazemos isso tudo. Ouvir o que vocês tem a dizer, seja positivo ou negativo, é muito importante pra que a gente tome decisões com o feedback da comunicade em mente e, dessa forma, continue buscando entregar o melhor jogo possível pra vocês <3

Valeu todo mundo que leu tudo isso e estarei por aqui pra conversarmos sobre esse tópico ou pra tirar qualquer outra dúvida que vocês possam ter sobre localização ou dublagem!

 

- Fishbones 


Aatrox era o único motivo que eu tinha para jogar League, em todo o tempo em que Aatrox ficou disponível no jogo o maior defeito que ele tinha, era não possuir um item que atendia as necessidades dele no começo do jogo, isso fez com fosse difícil de entender qual era a forma certa de se jogar de Aatrox, fazendo como somente os players q entendiam todas as fraquezas do campeão soubessem jogar com ele, não é atoa que os players que conhecem o Aatrox possuem uma taxa de winrate, ele sempre teve winrate porque os poucos que jogam com ele sabem como se deve jogar com ele, e nos últimos paths o Aatrox nunca esteve tão perfeito dentro do jogo, já que seu maior defeito foi suprido com a chegada da Chuva de Canivetes que é tudo oq o Aatrox precisa no começo do jogo Ad e Atk Speed. Eu como jogador de Aatrox desde o seu lançamento, fiz questão com que ele fosse o 1° Champ que eu teria m7 quando o sistema de maestria entrou no jogo, digo que odiei do fundo meu coração que vocês transformaram o Aatrox em um Champ de acertar skill, eu não teria problemas com voz diferente,aparência diferente, de vcs terem tirado asa dele quando ele não está ultado, do andar dele parecer estar mais pesado, de ele ficar segurando a espada com as duas mãos o tempo todo(Odiei mt isso), nada disso seria uma problema, conseguiria me acostumar com o tempo, mas fazer ele virar uma Riven 2.0 eu não sei oq fazer, não tem nada no kit dele agora que possibilite eu fazer uma build de Atk Speed e Ad como antes, agora é Cutelo e Dança da Morte e full tank. Atéh o lançamento dessa Riven 2.0 no lol vou jogar o máximo de partidas com o Aatrox e depois dar adeus ao League.



Po man, lamento muito mesmo de você ter ficado tão chateado com a mudança. Posso te garantir que nossa intenção nunca foi causar esse sentimento, muito pelo contrário =/
Gostaria de pedir que você dê uma chance pro resultado final, às vezes você consegue se adaptar e até curtir. Se não for o caso, deixo aqui um pedido de desculpas pela frustração causada e espero que não pare de jogar League.

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU


@Zeck@  escreveu:

Enquanto lia o segundo parágrafo só pensava no antigo Swain, vai deixar saudades hahahaha
Até agora todos os RW, seja na Lore,Habilidades,etc foram perfeitos (exceto o swain).

 

Btw, eu até que gostei da nova narração



Obrigada pelo feedback tão positivo <3 faz o nosso dia!

Tropa

Re: [Aatrox] Vamos falar sobre o VGU


@Me Llamo Toquio@  escreveu:
Po man, lamento muito mesmo de você ter ficado tão chateado com a mudança. Posso te garantir que nossa intenção nunca foi causar esse sentimento, muito pelo contrário =/
Gostaria de pedir que você dê uma chance pro resultado final, às vezes você consegue se adaptar e até curtir. Se não for o caso, deixo aqui um pedido de desculpas pela frustração causada e espero que não pare de jogar League.

Não é questão de dar uma chance, isso ai q vcs fizeram não é o Aatrox, vcs a Rito simplesmente dessistiram do Kit do Aatrox e fizeram como o amigo ali disse "um garen vermelhor que pula que nem a riven." Eu pensei que iria vir algo como o Remake do Xin Zhao que foi uma Xin Zhao melhorado, mas n vcs fizeram isso, eu nem consigo chamar essa Riven 2.0 de Aatrox da vergonha falar isso, se queria fazer um champ de skill tipo a Riven que fizessem outro champ e não transformassem o Aatrox nisso.